CONTATO

Contato:

tecnica@tecnicapro.com.br

(11) 99744-0606

(11) 2815-1285

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SOCIEDADE DO SOL


"A Sociedade do Sol tem por finalidade desenvolver atividades relacionadas ao meio ambiente.

São objetivos específicos da Sociedade do Sol a tecnologia social na área de energia solar e renovável assim como a educação ambiental, em conjunto com outras instituições, sejam elas de direito público, privado ou de economia mista, levando conhecimento auferido para a coletividade, em especial a jovens do primeiro grau, entidades profissionais e profissionalizantes, através de grupos de voluntários ou remunerados, especialmente treinados para esta finalidade."

O trecho acima, foi retirado do Regimento Interno da Sociedade do Sol
http://www.sociedadedosol.org.br/quemsomos_regimento.htm


ONG Sociedade do Sol, sigla SoSol.
Sediada no CIETEC - Centro Incubador de Empresas Tecnológicas, no Campus da USP/IPEN - Cidade Universitária - São Paulo


http://www.sociedadedosol.org.br/

http://www.sociedadedosol.org.br/comofazer_manuais.htm


http://www.sociedadedosol.org.br/projeto_dicas.htm

http://www.sociedadedosol.org.br/resultados_ecologicos.htm

domingo, 21 de outubro de 2012

AEROPORTO DE CONGONHAS RECEBE PAINÉIS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR



Foi-se o tempo em que a energia solar ainda era algo distante da realidade. Grandes empreendimentos, como aeroportos e estádios, estão se estruturando cada vez mais para utilizar a geração solar como meio de abastecimento parcial de suas necessidades. Quem entrou para o grupo dos sustentáveis desta vez foi o aeroporto de Congonhas, que recebeu nove painéis fotovoltaicos no início do mês.
De acordo com a Infraero, os equipamentos tem capacidade para gerar 255 kWh por mês, e serão responsáveis por abastecer o prédio dos bombeiros, a oficina de manutenção da Infraero, o terminal de passageiros de aviação geral, a iluminação de dois pátios gerais, guaritas e câmeras de vigilância.
“A instalação dos painéis demonstra a preocupação da Infraero com a sustentabilidade ambiental de suas operações”, afirmou em nota a superintendente de Congonhas, Eliana Akemi.
Além de Congonhas, outros aeroportos menores já haviam recebido painéis para geração de energia solar, como os de Campo de Marte (SP) e de Jacarepaguá (RJ), que tiveram os equipamentos instalados no início do ano e no final de julho, respectivamente.



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

RANKING DE VISUALIZAÇÕES DO BLOG


Prezados,
Muito obrigado pelos os acessos ao blog da Técnica Treinamentos!
Espero que o conteúdo atenda as expectativas e que aceito sugestões e críticas sobre as postagens.


Dear,
Many thanks for the blog to access the Technical Training
I hope that the content meets the expectations and accept criticism and suggestions on the posts.



Visualizações de página por País 

Page Views by Country
GRAFICO DOS PAISES MAIS POPULARES visualizadores empresá ósmio do blog
EntradaVisualizações de page
Brasil
3858
USA
146
Rússia
136
Alemanha (Germany)
102
Letonia
30
Portugal
22
Reino Unido (UK)
20
Angola
5
Canadá
5
Paraguai 
4

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Norma que regulamenta trabalho em altura entra em vigor

NR-35 prevê gestão com planejamento, organização e adoção de medidas para evitar acidentes

Aline Rocha


A Norma Regulamentadora nº 35, que trata do trabalho em altura e define requisitos para proteção dos trabalhadores, começa a valer a partir desta quinta-feira (27). O texto foi publicado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em março deste ano.

As empresas tiveram seis meses para se adaptar às exigências da NR-35. Uma das novidades é que o novo texto possui obrigações que alcançam empresas de todos os setores, além da própria construção civil. Entre eles, estão os segmentos de telecomunicações e energia elétrica.

A NR-35 tem o objetivo de fazer com que as empresas adotem uma gestão de trabalho em altura, que envolva planejamento, organização e adoção de medidas técnicas para evitar acidentes ou minimizar as consequências das quedas de altura. A gestão deve envolver, além da análise de risco da atividade, um programa de capacitação.

Como o prazo previsto para adaptação chegou ao fim, os auditores fiscais do trabalho começarão a inspecionar estabelecimentos pra verificar o cumprimento da norma regulamentadora. O descumprimento das obrigações pode gerar autos de infração ou, em casos mais graves, interdição do local. A multa varia entre R$ 402,23 e R$ 6.078,09, dependendo da gravidade da infração e do porte da empresa.

De acordo com o MTE, o capítulo 3 e o item 35.6.4 só passarão a valer no dia 27 de março de 2013. A íntegra da NR-35 está disponível no site do Ministério do Trabalho.






sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Treinamentos & Cursos In Company


Diferencial

Os treinamentos e cursos são ministrados aos funcionários, prestadores de serviço ou parceiros comerciais.

O conteúdo e a programação, são elaborados a partir de informações obtidas diretamente com a diretoria executiva e com os responsáveis da área envolvida nas atividades.

Custos
Os valores são desenvolvidos sob consulta, após o conhecimento de suas necessidades.

Contato
Para maiores informações, entrar em contato com o setor de treinamentos, pelos telefones: (11) 2815-1285, (11) 99744-0606 ou pelo e-mail: ulisses.romao@uol.com.br

Solicite uma proposta de treinamento para sua empresa!

Pelo e-mail: tecnica@tecnicatreinamentos.com.br


Agende uma visita em sua empresa e conheça os nossos treinamentos!


Sustentabilidade


Começa o Solar Decathlon Europe 2012 na Espanha

Protótipos de 19 equipes para casas sustentáveis participarão da competição até 30 de setembro.

Conheça as propostas

Aline Rocha

O concurso internacional entre universidades Solar Decathlon Europe 2012, que promove o desenvolvimento de casas autossuficientes, foi iniciado na última sexta-feira (14) em Madri, na Espanha. Um espaço de 38,3 mil m² vai receber projetos de 19 equipes de universidades de todo o mundo até o dia 30 de setembro.

As casas desenvolvidas ficam expostas na Villa Solar e ao final do evento, uma comissão de jurados vai decidir o projeto vencedor do concurso. O Brasil está representado pelo projeto da Ekó House, desenvolvido pelos alunos da Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo.

No site do Solar Decathlon, está disponível um ranking com as melhores pontuações até o momento. A China está em primeiro lugar, seguida pelos projetos da Itália e Espanha. Já o Brasil está em 8ª lugar.

Confira os projetos participantes:

Brasil - Ekó House



O projeto brasileiro consiste em uma casa de 50 m² com cozinha, banheiro, espaço para refeições, sala de estar, dormitório e área de serviço externa. A residência também possui geração de energia e descarte de resíduos, além de varanda dimensionada para controlar trocas de calor e separação de águas para serem tratadas e reutilizadas posteriormente.

Espanha - (e)co



Idealizada por estudantes da Escola Tècnica Superior d'Arquitectura del Vallès, da Barcelona Tech (UPC), a casa térrea de 150 m² possui três blocos internos como ambientes, sendo divididos entre dois quartos e uma cozinha.

Espanha - Patio 2.12



A equipe é formada por alunos das Universidades de Seville, Granada, Málaga e Jaén. A casa é um protótipo autossustentável formado pela junção de quatro módulos pré-fabricados que abrigam diversas funções e permitem a formação de um pátio no centro da estrutura.

Portugal - cem' casas em movimento



Os alunos da Universidade do Porto criaram uma casa sustentável que aproveita as fontes de luz e calor para produzir energia. Os espaços da residência também se adaptam aos habitantes com ambientes modulares que podem ser adicionados ou retirados da estrutura.

Japão - The Omotenashi House



Projetada por estudantes da Chiba University, a casa Omotenashi - que significa hospitalidade - se baseia em três conceitos: saúde e sustentabilidade; vida com as plantas; e conexão com o exterior.

Espanha - Pi



Os estudantes de arquitetura da Universidade de Zaragoza idealizaram a casa Pi, dividida em dois andares - o primeiro possui 70 m² e o segundo, 50 m². O protótipo, que não produz resíduos, é capaz de gerar toda a energia que consome.

Romênia - PRISPA



O projeto foi idealizado por estudantes da "Ion Mincu" University of Architecture and Urbanism, University Politehnica of Bucharest e Technical University Of Civil Engineering of Bucharest. Entre as soluções sustentáveis, está a configuração das janelas de modo que há o equilíbrio entre a luz incidente e o calor que reflete de dentro para fora.

Alemanha - Counter Entropy House



A equipe da RWTH Aachen University projetou uma casa de 50 m² dividida em quatro "blocos funcionais". O teto da casa ainda promove a integração entre energia fotovoltaica e térmica.

Dinamarca - Fold



Os estudantes da Universidade Técnica da Dinamarca projetaram uma casa que possui a forma de um papel retangular dobrado. A residência permite que seus moradores controlem o clima dos ambientes e diversas outras funções.

França e Itália - Astonyshine



O projeto foi idealizado por quatro universidades: France_Ecole des Ponts ParisTech, ENSA Paris-Malaquais, Italy Polytechnic of Bari e University of Ferrara. A casa possui uma planta quadrada, internamente dividida em dois retângulos, com um deles aberto para a área externa.

Egito - Arkan



A casa Arab, projeto da The American University in Cairo, tem entre seus principais elementos a madeira e o vidro. O teto ainda possui captação de energia solar e é inclinado para aumentar sua eficiência.

França - Sumbiosi



A Sumbiosi foi projetada pelos estudantes da Universidade de Aquitaine, no Campus Bordeaux. O protótipo funciona exclusivamente com energia solar.

Espanha - SML system



Projetada pelos estudantes da Universidad CEU Cardenal Herrera, do campus de Valencia, a casa SML é formada por blocos modulares, que podem ser adicionados de acordo com a necessidade da família.

Espanha - Ekihouse



A Ekihouse foi projetada pela Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea e possui grandes janelas para maior incidência do sol, além de um teto solar.

Itália - Med in Italy



A casa foi projetada por uma equipe composta por diversas universidades da Itália, baseada em cinco conceitos considerados essenciais pelo grupo: passivo, ativo, rapidez, consciência ecológica e densidade.

Hungria - Odoo



A Budapest University of Technology and Economics apresentou o projeto de uma casa pequena que prioriza espaços externos, o que também permite a economia de energia.

França - Canopea



O protótipo da equipe de Rhône Alpes possui dois andares, sendo que o segundo oferece um espaço para relaxar, com ventilação natural. A casa também produz sua própria energia.

China - Para Ecohuse



Os alunos da Tongji University combinaram sistemas de energia passivos e ativos para criar uma casa autossustentável, além de fornecer bastante ventilação e uma varanda.

Alemanha - Ecolar



A equipe da HTWG Konstanz - University of Applied Sciences na Alemanha apresentou uma casa modular que tem como principal fonte de energia o sol, com painéis de captação solar instalados no teto
.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Segurança em Eletricidade - Perguntas e Respostas




Autor: Ricardo Pereira de Mattos
Data: 25/05/2012
1- Como as pessoas podem se proteger dos acidentes relacionados com Eletricidade?
Todos devem checar os sistemas elétricos de suas casas e locais de trabalho, em especial as tomadas e as extensões para terem certeza de que elas não estão sobrecarregadas. Devem examinar a fiação elétrica para terem certeza que não há fios desencapados, danificados ou colocados sob tapetes ou carpetes. Se forem fazer pequenos reparos, como a troca de um fusível ou disjuntor, devem chamar um profissional qualificado que conheça os riscos de se trabalhar com eletricidade. Não permita que sejam realizados serviços com a energia ligada, muito menos por leigos curiosos. Lembre-se que o que está em jogo é o seu patrimônio, a sua vida e da sua família.

2- Se eu tenho uma casa ou escritório antigo, com a instalação elétrica antiga, como posso saber se é necessário uma reforma? 

Sistemas elétricos envelhecem e podem tornar-se sobrecarregados, particularmente em casas ou edifícios antigos. Com o passar dos anos, mais lâmpadas, dispositivos e equipamentos são acrescentados, o sistema elétrico torna-se ultrapassado e os problemas se desenvolvem. Fusíveis ou disjuntores podem queimar ou desarmar freqüentemente. Interruptores e tomadas ficam aquecidos. A intensidade das lâmpadas varia muito com o funcionamento de outros aparelhos. Esses sintomas revelam que a instalação está com problemas. Novos circuitos e outros reparos podem ser necessários.

3- Para que serve um plugue de três pinos? Qual a vantagem de utilizá-lo? 
O terceiro pino fornece um caminho para a terra para a corrente elétrica que está "escapando" do circuito elétrico normal por falha no isolamento do equipamento. Isso ajuda a proteger o equipamento e, em alguns casos, a prevenir o choque elétrico. Porém, para que este terceiro pino cumpra este papel, a instalação elétrica deve possuir o condutor de proteção ( o fio-terra ) chegando até a tomada.

4- E os plugues que têm pinos de tamanho diferentes, para que servem? 
Os plugues polarizados são aqueles com um dos pinos mais largo ou maior do que o outro. Essa característica garante que o plugue seja inserido na posição correta, isto é, os condutores fase e neutro da tomada ligados adequadamente nos equipamentos. Isso também pode ajudar a prevenir o choque elétrico, porém não é um padrão nacional e sua aplicação também está vinculada à correta instalação elétrica da edificação.

5- O que é um interruptor de corrente de fuga? Como ele funciona? 
Sua denominação completa é dispositivo de proteção a corrente diferencial-residencial (dispositivo DR). É um dispositivo de prevenção de choques elétricos. Ele monitora constantemente o fluxo da corrente elétrica de um circuito para detectar qualquer alteração. Se a corrente apresentar um desequilíbrio, ou seja, valores diferentes na entrada e saída do circuito, o dispositivo interrompe o circuito, prevenindo acidentes. A vantagem de utilizá-lo é que ele pode detectar variações bem pequenas para as quais os fusíveis e disjuntores comuns não atuam.

6- Com o uso desses interruptores, não há risco de choque elétrico? 
Se ele está instalado corretamente, vai atuar rápido e limitar o tempo de exposição ao choque. O choque ainda pode existir mas suas consequências estão limitadas pelo tempo de exposição.

7- Há vantagens de se utilizar disjuntores no lugar de fusíveis? 
Os disjuntores podem ser religados depois que atuam enquanto os fusíveis operam apenas uma vez e devem ser substituídos. Em alguns casos, determinados pelos projetistas, os disjuntores permitem ajustes do tempo de atuação, favorecendo um funcionamento mais específico da proteção dos circuitos. Em qualquer caso, se os disjuntores ou fusíveis atuam repetidamente é necessária a intervenção de um técnico pois deve haver algum problema na instalação.

8- Quem deve executar serviços nas Instalações Elétricas?
Obras de reforma ou ampliação em instalações elétricas devem ser feitas por profissionais ou empresas registradas no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, com a exigência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Essa é uma garantia de um serviço realizado por profissionais habilitados. Procure o Conselho Federal - CONFEA ou CREA do seu Estado ou uma de suas Inspetorias Regionais.
(traduzido livremente, com adaptações, da página da Associação Internacional de Inspetores Eletricistas - International Association of Electrical Inspectors)

http://www.abracopel.org.br/artigos/exibir/2012/05/seguranca-em-eletricidade-perguntas-e-respostas+P254.html


domingo, 16 de setembro de 2012

Economina Solidária em Osasco Acontece!

Prezados é com orgulho e prazer que anuncio  a VI Feira Regional de Economia Solidária em Osasco, nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2012, das 8h as 22 h em frente ao Plaza Shopping de Osasco no calçadão.

A economia solidaria em Osasco é referência nacional e vem desenvolvendo um ótimo trabalho junto a comunidade, criando trabalho e geração de renda em diversões seguimentos da economia. Artesanato, reciclagem de materiais diversos, alimentação, vestuário e agricultura urbana.

A rede ATOSOL é composta por mais de 60 artesãos, e foi criada a partir do incentivo do programa de geração de trabalho e renda do Ministério do Trabalho, através da SDTI do município.

link para Blog Rede ATOSOL
http://trabalhoemrede.blogspot.com.br/

sábado, 15 de setembro de 2012

Trabalhador brasileiro está sem suporte, desengajado ou desvinculado



Pesquisa| 23 de julho de 2012 | 17h 50

Pesquisa da Towers Watson mostra que apenas 28% dos profissionais têm vontade de dar o melhor de si, têm suporte organizacional e bem-estar.

GISELE TAMAMAR, ESTADÃO PME


Divulgação
Divulgação
Para Carlos Ortega, gestão de pessoas deve ser uma preocupação de todas as empresas.

O Brasil está longe de uma situação ideal de trabalho. Estudo da consultoria Towers Watson mostra que apenas 28% dos profissionais estão altamente engajados no emprego. A maioria está desengajada (30%), sem suporte por parte das empresas (26%) ou desvinculada das companhias (16%).
A pesquisa foi feita dentro do conceito de engajamento sustentável, fundamentado por três fatores. O primeiro é o próprio engajamento, o vínculo com a empresa e a vontade de dar o melhor de si. O segundo é o suporte organizacional para proporcionar produtividade e alto desempenho. E o último, inclui o bem-estar físico, emocional e interpessoal.
A remuneração e os benefícios não são os principais motivadores. De acordo com o consultor sênior da área de Pesquisas com Empregados da Towers Watson no Brasil, Carlos Ortega, a análise mostra que o engajamento sustentável no Brasil é mais sensível a três temas: desenvolvimento de carreira, imagem da empresa e clareza de metas e objetivos.
"Se quisermos aumentar o número de profissionais engajados e com suporte e bem-estar, é importante agir, primeiramente nesses temas. Os líderes precisam mostrar de maneira clara e objetiva, que os esforços extras criarão boas perspectivas de crescimento na carreira", destaca Ortega.
Vale lembrar que a gestão de pessoas deve ser uma preocupação de todas as empresas, independentemente do tamanho. Mas no caso de empresas de pequeno porte, muitas delas não têm uma área dedicada a definir a estratégia e ações de recursos humanos. A orientação de Ortega é para esses empresários pensarem constantemente em como recompensar, reconhecer, desenvolver e reter seus profissionais chave.
"As empresas de menor porte geralmente contam com menos tecnologias e processos de ponta como as grandes empresas, dessa forma se apoiam mais no seu capital humano como um diferencial competitivo. A vantagem dessas empresas é a possibilidade da liderança ser mais próxima e um processo de comunicação mais ágil, claro e eficiente que grandes organizações, onde a burocracia e muitos níveis de reporte podem levar a uma menor velocidade na tomada de decisão e troca de informações", comenta o consultor.

A seguir o consultor Carlos Ortega dá cinco dicas para as empresas engajarem seus funcionários:

Criar uma atmosfera de inovação
Incentive os funcionários a participarem na construção do futuro da empresa e a buscarem soluções para as dificuldades que encontram no dia a dia.

Comunicação
As recentes crises econômicas criaram em várias empresas um verdadeiro abismo entre a liderança sênior e os funcionários. Esse movimento gerou muita incerteza e ansiedade sobre o futuro. A ponte que vai estreitar essa lacuna será construída com frequentes comunicações sobre a empresa e as mudanças que veem enfrentando, mostrando que existe uma voz ativa e clara no grupo executivo.
Incentive novas ações
Tenha coragem para oferecer às equipes oportunidades para fazer trabalhos que podem estar fora de sua zona de conforto. Isso poderia dar-lhes a oportunidade de mover-se horizontalmente na organização, caso uma promoção esteja disponível. Isso irá ampliar o leque de competências dos colaboradores o que acabará por beneficiar o negócio.
Motivação
Certifique-se de que os líderes tenham as ferramentas, treinamentos e o tempo suficiente para inspirar suas equipes e deixar claro o que se espera deles. A motivação pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho.
Clareza
Questões como as últimas crises econômicas globais acabaram gerando incertezas e desconfianças nas empresas. O segredo está em não deixar que isso impacte na forma como os líderes se comunicam com os colaboradores, nem nos processos que mantêm o negócio andando. Neste sentido, certifique-se que há ferramentas e processos adequados - desde software a treinamentos - para garantir que os funcionários estejam tranquilos com relação ao seu papel, sabendo o que é esperado deles e que podem fazer o melhor trabalho possível.

http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,trabalhador-brasileiro-esta-sem-suporte--desengajado-ou-desvinculado,2016,0.htm

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A nova era do PC!


Conheça 8 híbridos de notebook e tablet!

Ted Samson, InfoWorld EUA
06-09-2012

Máquinas feitas sob medida para o Windows 8 tentam unir o melhor dos dois mundos, com telas destacáveis, longa autonomia de bateria e canetas para reconhecimento de escrita.

O termo “Era pós-PC” vem sendo usado há anos por visionários da tecnologia que sonham com o dia em que os usuários poderão acessar todas as suas áreas de trabalho, apps e dados a partir de um único aparelho, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Mas o que realmente aconteceu foi a “Era dos múltiplos dispositivos”, onde os usuários recorrem a diferentes aparelhos - smartphones, tablets, notebooks e desktops - para diferentes necessidades, criando novos níveis de complexidade para os administradores que tem de gerenciar e manter seguros múltiplos aparelhos e plataformas.
Felizmente a complexidade está se reduzindo: os fabricantes estão apresentando máquinas híbridas, que fazem “jornada dupla” como notebooks e tablets, permitindo que os usuários alternem facilmente entre a tela sensível ao toque e o teclado. Vamos conhecer algumas delas.
Acer Iconia W510
acer_iconia_w510-360px.jpg
Acer Iconia W510
Anunciado durante a feira de tecnologia Computex em Taiwan, em junho deste ano, este aparelho tem uma tela IPS de 10.1 polegadas com resolução de 1280 x 800 pixels e um teclado destacável, como no ASUS EeePad Transformer, que também funciona como bateria extendida. A fabricante está alardeando o que chama de “tri-mode”, permitindo que os usuários “toquem, digitem e vejam”, e afirma que a autonomia de bateria, com o teclado, pode chegar a até 18 horas de uso do Windows 8.
ASUS Taichi e Transformer Book
A ASUS apresentou duas máquinas híbridas na última semana, o Taichi e o Transformer Book. À primeira vista o Taichi parece um Ultrabook padrão com um teclado QWERTY iluminado e “full size”, além de um trackpad. Mas na verdade o sistema tem uma tela com dois lados, então quando fechado ele se torna um tablet multitoque com suporte a caneta. Ambas as telas podem ser operadas independentemente ou simultâneamente, então podem ser compartilhadas entre usuários. A máquina vem equipada com processador Intel Core de 3ª geração, uma unidade SSD e interface Wi-Fi 802.11n.
asus_taichi-360px.jpg
ASUS Taichi
Já o Transformer Book é um Ultrabook com processador Intel Core i7 que se transforma instantâneamente em um tablet quando a tela é destacada. Pode vir equipado com um disco rígido comum ou unidade SSD, e usa a tecnologia SonicMaster para oferecer melhor qualidade de som.
Dell XPS Duo 12
dell_xps_duo_12-360px.jpg
Dell XPS Duo 12
Mais uma máquina anunciada durante a IFA, feira de tecnologia em Berlin. O XPS Duo 12 tem uma dobradiça especial na moldura da tela, que permite que ele se transforme de um Ultrabook em um tablet. A tela é Full HD (1920 x 1080 pixels) e o processador pode ser um Intel Core i5 ou i7. A Dell afirma que a máquina é feita com “materiais premium”, como alumínio e fibra de carbono, além de um painel de Gorilla Glass protegendo a tela, para lhe dar maior durabilidade.
Fujitsu Sytlistic Q702
fujitsu_stylistic-360px.jpg
Fujitsu Stylistic Q702
Este híbrido tem uma “dock” com teclado opcional, que o transforma em um notebook completo. Além do teclado, a dock tem uma bateria extra que dobra a autonomia, para 9 horas no total, e portas de expansão como USB, Ethernet e VGA. Pesando cerca de 850 gramas, o Stylistic Q702 inclui processador Intel Core i3 ou i5 de segunda geração, 4 GB de RAM e uma unidade SSD de 64 ou 128 GB. A tela de 11.6 polegadas usa a tecnologia IPS para um amplo ângulo de visão e grande precisão de cor.
HP Envy X2
O Envy X2, da Hewlett-Packard, é um híbrido feito para o Windows 8. Com seu teclado e tela de 11.6 polegadas ele parece um netbook, isso até você destacar a tela e transformá-lo em um tablet. O “tablet” propriamente dito tem 8.5 mm de espessura e pesa 680 gramas, e a tela tem resolução de 1366 x 768 pixels.
hp_envy_x2-360px.jpg
HP Envy X2
O sistema é baseado em um processador Intel Atom “Clover Trail” de baixo consumo, e será vendido com o teclado e uma unidade SSD de 64 GB. Segundo a HP, no modo notebook a autonomia de bateria é de mais de 8 horas, e o aparelho tem NFC, uma webcam de alta-definição na frente e uma câmera de 8 MP na traseira. Uma caneta será vendida opcionalmente.
MSI Slider S20
msi_slider_s20-360px.jpg
MSI Slider S20
A MSI apresentou o Slider S20, um Ultrabook com tela de 11.6 polegadas baseado em um novo processador Intel de ultra baixa voltagem (CULV) batizado de “Chief River”. A máquina roda o Windows 8 e tem um conjunto completo de interfaces e conectores, incluindo USB 3.0, Bluetooth 4.0 e HDMI. A tela pode ser deslizada transformando o aparelho em um tablet com uma tela capaz de registrar até 10 toques simultâneamente. O MSI Slider S20 pesa cerca de 1.3 Kg e tem menos de 2 centímetros de espessura.
Samsung Series 5 e Series 7
samsung_series5-360px.jpg
Visão lateral de um Samsung Series 5
Também feitas sob medida para o Windows 8, estas máquinas são compostas por um “tablet” com tela sensível ao toque que se conecta a uma base com teclado, transformando-as em um notebook. O peso é de menos de um quilo, e a tela é presa ao teclado com uma dobradiça mecânica, então é possível levantar a máquina pela tela sem medo de que as duas metades se separem. Eles também virão equipados com a S Pen, uma variante da caneta usada no Galaxy Note, que permite desenhar, rabiscar e escrever diretamente na tela, e tem recursos como reconhecimento de escrita.
Sony VAIO Duo 11
sony_vaio_duo_11-360px.jpg
Sony VAIO Duo 11
Este modelo é baseado em um design que a Sony chama de Surf Slider, que permite que os usuários deslizem o teclado quando precisarem digitar. De acordo com a Sony a máquina tem um conjunto completo de portas e interfaces, incluindo Bluetooth, USB 3.0, HDMI, Ethernet e VGA. A tela de 11.6 polegadas é Full HD (1920 x 1080 pixels) com proporção de 16:9. O sistema também inclui uma caneta para desenhar ou escrever. Por dentro o VAIO Duo 11 é baseado nos processadores Intel Core i3, i5 ou i7.

http://pcworld.uol.com.br/noticias/2012/09/06/a-nova-era-do-pc-conheca-8-hibridos-de-notebook-e-tablet/


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Novidade - Parcerias


Caros amigos, boa noite!

Acabei de criar uma nova seção, onde disponibilizo os links de Blog´s e Sites de Profissionais e Empresas, que buscam novos negócios e parcerias!

Um abraço a todos!

Bom fim de semana!

Ulisses Romão


Cidade Inteligente - Búzios

Eficiência energética, Redução de emissões









Uma cidade projetada para ser referência em consumo eficiente de energia elétrica no Brasil e na América Latina é a proposta da Endesa, que, por meio de sua distribuidora Ampla, levará para a América Latina a experiência que o grupo já possui em Málaga, na Espanha.

O objetivo é impulsionar no município de Armação dos Búzios, no Estado do Rio de Janeiro, o projeto denominado “Cidade Inteligente Búzios”, uma iniciativa que prevê obras de conversão da rede de distribuição de energia em uma rede mais inteligente, capaz de integrar toda a geração existente.

Com a instalação de medidores inteligentes e novos sistemas de automatização da rede, as perdas de energia caem mais rapidamente e os níveis de qualidade do serviço crescem alinhados à manutenção da segurança dos clientes.

Entre os benefícios que serão oferecidos à cidade e seus moradores estão à possibilidade de aplicação de tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo; utilização de lâmpadas de LED na iluminação pública; maior incentivo à eficiência energética das instalações de edifícios públicos, permitindo um controle do consumo por aparelho em tempo real, além de uma rede de distribuição mais eficiente com sistemas de controle automáticos, reduzindo a duração da interrupção do fornecimento.

A mudança na infraestrutura do município de Búzios também tem como objetivo promover o consumo inteligente, conscientizando os clientes sobre o uso responsável da energia, o que também contribuirá para a redução das emissões de CO2.

A cidade contará com carros e bicicletas elétricas inteligentes, dois postos de recarga de energia, além da criação de pontos de geração de energias renováveis – solar e eólica. A iluminação terá novas luminárias de LED, luminárias com microgeração eólica e outros pontos de luz telecomandados.



Pesquisas Fontes de Energia


Pesquisa mostra que combinar fontes de energia reduz o consumo em sistemas de aquecimento de água.

Estudo da USP analisou o uso de eletricidade, gás natural e painéis solares em três conjuntos habitacionais da CDHU localizados no Estado de São Paulo.
Aline Rocha

A combinação do uso de eletricidade, gás natural e painéis solares é a que traz mais benefícios em longo prazo para o aquecimento de água em residências, de acordo com pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Energia da Universidade de São Paulo (USP). Durante cerca de dois anos, o engenheiro elétrico José Carlos Saraiva analisou três edifícios residenciais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) nos bairros da Bela Vista, Belenzinho, em São Paulo, e na cidade de Mogi das Cruzes.





No conjunto Belém L, de 38 unidades, o engenheiro detectou que a energia solar é utilizada junto com a eletricidade. Além disso, cada morador possui seu próprio painel de energia fotovoltaica para evitar que o pagamento das despesas seja feito por todos os condôminos.

Já no Bela Vista "A", de 57 unidades, a fonte de energia utilizada é o gás natural. O pesquisador afirma que o custo de instalação é maior que o da eletricidade porque o chuveiro e a tubulação de água fria são instalados durante a obra. Porém, o custo de operação e de consumo do gás natural ainda é menor.

Em Mogi das Cruzes, o conjunto habitacional de 100 unidades adotou inicialmente a eletricidade e depois, o aquecimento solar. A adequação, de acordo com Saraiva, também teve um custo maior, mas a redução no consumo de energia foi de 25% a 30%, com algumas unidades chegando a 50%.

No mesmo condomínio, o pesquisador afirma que a empresa concessionária de energia da cidade instalou chuveiros com um dispositivo automático de controle de temperatura. Dessa forma, o aparelho utiliza apenas a energia necessária para atingir a temperatura desejada pelo morador, o que também reduz o consumo.

Em sua pesquisa, o engenheiro chegou à conclusão de que é melhor para o consumidor que as três fontes de energia sejam usadas ao mesmo tempo. "A combinação é vantajosa para a otimização de cada sistema, pois com isso se consegue utilizar cada um da melhor forma possível", afirma Saraiva.

O pesquisador reconhece que o custo de instalação é mais alto, mas afirma que ao longo da operação e do consumo os gastos são reduzidos. Ele sugere ainda que, para otimizar os custos, as construtoras prevejam no projeto a instalação de tubulações de gás, água quente e fria próximas aos pontos de instalação dos aparelhos de aquecimento.

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.




http://www.piniweb.com.br//construcao/tecnologia-materiais/pesquisa-mostra-que-combinar-fontes-de-energia-reduz-o-consumo-266207-1.asp

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Infraestrutura


Prezados,
Com essa nova postagem sobre o Data Center compartilhado entre Banco do Brasil e CEF, aproveito para informar que elaborei uma seção dedicada especialmente a esse tipo de instalação.
 Essas edificações ou complexos, abrigam em seu interior os mais variados sistemas para garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos de armazenamento e processamento de dados.

Os Data Centers são classificados atualmente, sendo como as construções que possuem os mais altos níveis de tecnologia, quanto aos sistemas de instalações, nas principais disciplinas da engenharia de construções especiais.

Principais áreas que destaco neste tipo de instalação:

Elétrica, Ar-condicionado, Segurança Patrimonial , Combate e Prevenção à Incêndios,Telecomunicações, Gerenciamento de Energia e Sustentabilidade.

Abraços a todos

Ulisses Romão

Caixa e BB investem em data center em Brasília


Obra está prevista para ser entregue em setembro
Por: . em 16 de Julho de 2012



Previsto para ser entregue em setembro deste ano e desde de maio de 2011 em construção, o Complexo Data Center Cidade Digital conta com investimentos do Banco do Brasil e Caixa, em Brasília. A Caixa participa com investimentos da ordem de R$ 70 milhões para o Complexo Data Center Cidade Digital. O BB entra com aporte de R$ 250 milhões.

O Complexo Data Center Cidade Digital resulta de parceria público-privada. O parceiro do contrato é a GBT, formada pelas companhias GCE, BVA e Termoeste. No local onde é construído o data center, o Governo do Distrito Federal deverá erigir o Parque Tecnológico Capital Digital. As dependências do Cidade Digital serão compartilhadas pelo BB e Caixa, mas cada instituição cuidará de sua área de TI, disse Jesualdo Conceição Silva, gerente executivo do projeto Infraestrutura Predial para TI do BB.
Para viabilizar as parcerias e acordos com investidores interessados em se instalar no Distrito Federal, o governador do Distrito Federal segue comitiva para uma missão internacional pelos Emirados Árabes Unidos, Cingapura e China desde o último dia 13.
O objetivo é fechar parcerias e acordos com investidores interessados em se instalar no Distrito Federal. Indústrias não poluentes e empresas de alta tecnologia são o foco principal.

A partir de agosto está previsto o começo da licitação internacional para o Parque Tecnológico Cidade Digital. O espaço funcionará como um grande condomínio, que reunirá o que há de mais moderno no ramo de tecnologia, entre empresas nacionais e estrangeiras. Além disso, com a realização dos grandes eventos internacionais no Distrito Federal a partir do ano que vem, quando a capital recebe a abertura da Copa das Confederações, a atual gestão está empenhada em atrair empreendedores de todo o mundo para o Distrito Federal.

http://www.executivosfinanceiros.com.br/tecnologia-da-informacao/caixa-e-bb-investem-em-data-center-em-brasilia

Conferência em SP aborda o futuro solar no País



A companhia holandesa Solar Plaza, que atua na organização de conferências e missões empresariais, promove em 20 de setembro o evento "O Futuro Solar - Brasil 2012". Sediado em São Paulo, o encontro contará com especialistas brasileiros e estrangeiros para falar sobre a geração fotovoltaicas e as perspectivas do setor.

Indústria, custos, políticas governamentais, tamanho do mercado, modelos de negócios, medição, microgeração e experiências práticas estão entre os temas das mesas de debates. Entre as empresas que falarão sobre seus cases estão a alemã Siemens, a chinesa Jinko Solar e a pioneira brasileira Tecnometal.

Serviço:
O Futuro Solar - Brasil 2012
Bourbon Convention Ibirapuera
Avenida Ibirapuera, 2907 - Moema
http://www.ofuturosolar.com.br/
Contato: +31 10 280 9198 ou brazil@solarplaza.com
As inscrições são pagas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Serpro investirá R$ 188 mi em novo data center

Qui, 09 de Agosto de 2012 00:00
Meta é aumentar disponibilidade de serviços.
O Serpro é responsável por manter em funcionamento a maioria das soluções tecnológicas adotadas pelas instituições governamentais do País. A estatal anunciou esta semana investimentos de R$ 188 milhões no novo data center em São Paulo. A meta é aumentar a disponibilidade dos sistemas e serviços suportados, incluindo o armazenamento de mais de 800 terabytes de dados e processamento, por ano, de mais de 6 bilhões de transações.
“A empresa vai construir mais um centro de dados em São Paulo. Com isso, pode-se dizer que muitos sistemas de clientes, como Receita Federal, Denatran e outros, vão ficar 100% disponíveis aos usuários”, diz José Ardito, titular de logística do Serpro na capital paulista, unidade gestora do projeto.
Segundo Ardito, o Serpro optou por instalação físicas de padrão Tier 4, mais elevada e segura classificação que um data center pode atingir, de acordo com normas nacionais e internacionais, como a ANSI/TIA 942. “Ele [Tier 4] contempla grupo gerador, no breaks, quadros de energia elétrica, sistema de refrigeração e os demais componentes que um centro de dados necessita para ter redundância total, o que garante que ele não pare”, explica. “Para se ter uma ideia, o Tier 4 é uma categoria que pouquíssimas empresas do País praticam e, dentre elas, creio que somos a única do governo. É um projeto audacioso.”
Segundo o SLA acordado, a infraestrutura pode ficar fora do ar por apenas 24 minutos, entre os mais de 525 mil minutos existentes em um ano. “E mesmo que seja necessário realizar manutenções, programadas ou não, isso nem é percebido pelo cliente e usuário, pois os sistemas e os serviços continuam funcionando para quem está na ponta.”
Sustentável
No novo centro de dados, o ar-condicionado contará com o sistema de condensação em circuito fechado, o que diminui a reposição de água. O sistema de refrigeração do grupo gerador será à água, considerado mais eficiente. “Vamos ainda aproveitar água da chuva para o jardim e banheiros, teremos uma iluminação de baixo consumo e alto rendimento com reatores eletrônicos”, diz Ardito.
São Paulo terá o quarto centro de dados do Serpro. Atualmente, a empresa conta com um em São Paulo, com área construída de 1 mil m²; outro no Rio de Janeiro, com 200 m²; e um terceiro em Brasília, com 2.500 m². O novo centro de dados de São Paulo ocupará um terreno de 11 mil m², com 2.000 m² de área de produção, e será usado para suprir demandas existentes e para ampliar a capacidade do Serpro de absorver outros contratos, com requisitos ainda maiores de excelência.
A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2013 e terminem em dezembro de 2014. “Vale lembrar que serão realizados 11 processos licitatórios, todos precedidos de consultas públicas. Inclusive a primeira delas já está publicada na internet”, diz Ardito.
Além do novo data center, o Serpro vai investir, até o fim de 2012, cerca de R$ 2 milhões na revitalização do atual centro de dados paulista, principalmente em segurança, assim como feito em Brasília. “Concluímos também a instalação de dois conjuntos de no-breaks com equipamentos modernos que permitem total redundância, garantindo que não haja quedas de energia”, garante Ardito.
http://www.ipnews.com.br/telefoniaip/index.php/negocios/categorias-de-negocios/casos-de-sucesso/24986-serpro-investira-r-188-mi-em-novo-data-center.html

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Divulgação: Serviços oferecidos pela Técnica Treinamentos

Prezados, bom dia.

Segue os principais serviços que posso oferecer, dentro da área de treinamentos e consultoria em editoração gráfica.

Agradeço a todos pelo apoio e incentivo.

Abraços!

Uma ótima semana!

Ulisses Romão

sábado, 4 de agosto de 2012

Norma de requisitos para manutenções em edificações entra em vigor


27/Julho/2012

Texto estabelece que gestão inclua meios para preservar as características originais e previna a perda de desempenho decorrente da degradação dos seus sistemas, elementos ou componentes

Aline Rocha - 
Redação PINIweb


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou na última quinta-feira (25) a norma NBR 5674/2012, que trata das Manutenções de Edificações - Requisitos para o sistema de gestão de manutenção. O documento será válido a partir do dia 25 de agosto.

A norma estabelece que a gestão do sistema de manutenção inclua meios para preservar as características originais da edificação e prevenir a perda de desempenho decorrente da degradação dos seus sistemas, elementos ou componentes. O texto anterior, de 1999, tratava somente da questão operacional, sem entrar em detalhes na parte gerencial da manutenção.


As edificações concluídas antes da vigência da NBR 5674 deverão se adequar ou criar seus próprios programas de manutenção atendendo ao apresentado pelo novo texto.

A NBR 5674/2012 pode ser consultada no site da ABNT.

Leia mais:
Norma de manutenção de edificações é aprovada

segunda-feira, 23 de julho de 2012

REVISÃO DE NORMA-ABNT NBR 14565:2012



A ABNT publicou, em 12.07.2012, a norma ABNT NBR 14565:2012 - Cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers, que revisa a norma ABNT NBR 14565:2007.

Código ABNT NBR 14565:2012

Data de Publicação :12/07/2012

Válida a partir de :12/08/2012

Título :Cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers

Título Idioma Sec. :Structured cabling for commercial buildings and data centers

Comitê :ABNT/CB-03 Eletricidade

Nº de Páginas :133

Status : Em Vigor

Organismo : ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

Preço (R$) :239,70

Objetivo :
Esta Norma especifica um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único ou um conjunto de edifícios comerciais em um campus, bem como para a infraestrutura de cabeamento estruturado de data centers. Ela cobre os cabeamentos metálico e óptico.

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=91368

segunda-feira, 16 de julho de 2012

ENIE 2012 - Feira e Congresso


O ponto de encontro das empresas e profissionais do mercado de instalações, equipamentos e sistemas elétricos industriais e prediais


Desenvolver a área de negócios, criar novos modelos de parceria e apresentar inovações ao mercado de instalações elétricas são os pontos fortes do ENIE, feira e congresso, que respondem às exigências mais diferenciadas.

Aberta das 12 às 20h, com entrada franca, a exposição coloca o visitante em contato direto com o que há de mais avançado nas tecnologias de eletricidade, iluminação e instalação predial e industrial de média e baixa tensão.


PÚBLICO
– Profissionais de eletricidade de
- indústrias,
- empresas e organizações do setor terciário,
- empresas de serviços públicos,
- administrações municipais, estaduais e federal, etc.
– Projetistas
– Instaladores
– Construtoras
– Concessionárias de energia elétrica
– Fabricantes de produtos elétricos e de iluminação
– Distribuidores e revendedores de material de instalação
– Integradores
– Consultores
– Prestadores de serviços técnicos especializados
– Órgãos governamentais
– Institutos de pesquisa
– Escola



Dias 14,15 e 16 de Agosto - ENIE (Encontro Nacional de Instalações Elétricas),
Expo Center Norte - São Paulo - Brasil

http://www.arandanet.com.br/eventos2012/enie/credencial.html

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Microsoft e Samsung trazem mesa inteligente para o Brasil


Renato Rodrigues
20-06-2012
Batizado de SUR40, produto é voltado para empresas que lidam com o consumidor final, como agências de turismo, concessionárias e bancos.

Anunciada com alarde há cerca de dois anos, a mesa Surface (não confundir com o tablet) finalmente é um produto comercial. Durante a feira de tecnologia bancária CIAB 2012, Samsung e Microsoft anunciaram que estão trazendo a tecnologia para empresas no País.
Agora com o nome "SUR40 com Microsoft PixelSense", o produto é voltado para empresas como bancos, varejistas e imobiliárias, entre outras. Em bancos, ela poderia ser usada em agências "sem papel" - o cliente assinaria documentos na própria tela.
Em termos tecnológicos, a mesa Surface não é sensível ao toque. A tela, de 40 polegadas, possui mais de 2 milhões de sensores infravermelhos, explica Ricardo Tiltscher, diretor de B2B da Samsung, fabricante do dispositivo. Feita na Coreia, a SUR40 usa um processador gráfico AMD Athlon X2 245e, de 2,9 GHz, e tem portas USB, HDMi e SD Card. 
Os sensores "leem" movimentos próximos à tela (não é preciso tocá-la). Isso permite mapear movimentos e até objetos, como miniaturas ou cartões com códigos. A mesa suporta até 50 toques simultâneos, explica Tiltscher.
De acordo com Cristina de Luca, da Microsoft, as soluções de interatividade são criadas em parceria com a Samsung e um desenvolvedor de aplicativo.
Durante a demonstração, os executivos exibiram um aplicativo do MacDonalds, em que o cliente pode arrastar fotos dos produtos para uma tela que mostra informações nutricionais. 
"Em uma loja de roupas, por exemplo, o cliente pode colocar uma peça em cima da mesa. Ela lê o código na etiqueta e sugere combinações", diz Bruno Bonfanti,da Rekoni, desenvolvedora de software. É o chamado upselling.
Outros usos possíveis são em agências de turismo e concessionárias - o cliente monta o pedido arrastando fotos.
De acordo com Cristina, o mercado do dispositivo é estimado em "milhares", já no primeiro ano.
A venda, que começa em agosto, será por meio da Samsung e da Microsoft. A SUR40 custa 45 mil reais, valor que inclui a licença do Windows 7, o aplicativo do buscador Bing e o software SDK para desenvolvimento de ferramentas.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Um pouco da História da IFC / COBRECOM

Pessoal boa noite!
Segue minha recomendação para fios e cabos elétricos.


A IFC / COBRECOM é uma empresa nacional, fundada na década de 90 na cidade de Itu-Sp, conta com uma equipe altamente especializada e treinada para a fabricação de fios e cabos elétricos de cobre para baixa tensão que são vendidos, nacional e internacionalmente, atendendo às normas técnicas e uma excelente qualidade de seus produtos e serviços.
http://www.cobrecom.com.br




domingo, 10 de junho de 2012

Instalar gerador solar em casa já vale a pena em 13 Estados


POR FOLHA.COM

Publicado em 4 de junho de 2012

País tropical que até pouco tempo atrás ignorava o potencial da energia solar, o Brasil tem agora 13 Estados aptos a explorar em residências essa fonte alternativa.

Embora o custo de produção continue alto, as elevadas tarifas pagas pelo consumidor de algumas regiões compensam a instalação de um microparque gerador de energia nas residências.

A energia solar custa cerca de R$ 500 o megawatt-hora no Brasil, valor quase quatro vezes superior à média dos leilões de energia entre 2004 e 2011, de R$ 122 o MWh.

O valor efetivamente pago pelo consumidor residencial, no entanto, está próximo do da solar, por causa dos custos de transmissão, distribuição e impostos, que não incidem sobre essa fonte.

"O custo da energia solar está muito acima dos valores praticados hoje [nos leilões], mas ela pode ter espaço nas residências", diz Alexandre Zucarato, gerente de Inteligência de Mercado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).





quinta-feira, 31 de maio de 2012

A busca do melhor modelo

Com a globalização e o aumento da competitividade entre as empresas de diferentes setores, preparar a mão-de-obra transformou-se em fator determinante de sucesso. Diante da necessidade constante de aprimoramento e especialização de grupos de profissionais em determinados temas, os cursos de educação corporativa cresceram, ganharam um lugar ao sol dentro das empresas e se profissionalizaram. Em um cenário no qual a oferta de cursos dessa modalidade é tão grande quanto a demanda, os gestores precisam ficar atentos ao modelo escolhido e às melhores formas de identificar um processo de montagem adequado à rotina de sua empresa.
Para ver reportagem completa acesse o link a baixo!

http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=11904



terça-feira, 29 de maio de 2012

Qualidade de vida no trabalho no Brasil é a que mais cresceu em 2 anos

Pessoal, bom dia!
Aqui estou novamente!
Após visitar uma das unidades da Regus aqui no Brasil, e ser muito bem atendido pela Júlia Panessa e sua diretora Janaína Nascimento.Decidi postar essa referencia para vocês.

Segue link da reportagem relacionada a Regus, sobre a qualidade de vida no trabalho.
Matéria que saiu no Site da Revista Exame.

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/qualidade-de-vida-no-trabalho-no-brasil-e-a-que-mais-cresceu-em-2-anos

Convido a todos a visitarem o site da Regus e conhecerem um novo conceito na locação de escritórios.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cursos in company: Um novo caminho

"Cursos oferecem conteúdos custominzados e propiciam ganhos estratégicos, de produtividade e competitividade no mercado."


Prezados, inicio essa postagem com a chamada de uma  reportagem da revista Gestão & Negócios-edição nº 42-abril-2012, com isso pretendo enfatizar o quanto é importante e urgente o treinamento profissional.


Os profissionais atuantes no mercado de trabalho,  necessitam  receberem constantemente informações com conteúdos práticos, que possam contribuir com a melhoria da qualidade e do desempenho técnico em suas atividades.


Segue o link da matéria completa, boa leitura!

http://www.fgvincompany.com.br/wp-content/uploads/2012/04/REVISTA-GEST%C3%83O-NEG%C3%93CIOS-ABRIL-2012-FGV-in-company0001.pdf