CONTATO

Contato:

tecnica@tecnicatreinamentos.com.br

(11) 99744-0606

(11) 2815-1285

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Atualização da NBR 5419 em 2014!!!


Atualização da NBR 5419 deixará edificações mais seguras contra raios

Norma que dispõe sobre sistemas de proteção contra descargas atmosféricas terá novidades em relação aos procedimentos, cálculos e determinação da necessidade ou não do sistema.

Redação AECweb / e-Construmarket












Uma novidade trará mudanças aos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas no decorrer de 2014: será publicada a nova edição da norma ABNT NBR 5419 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas. "A norma atual tem em torno de 45 páginas, já a nova chegará a 400. Haverá novidades em relação aos procedimentos, cálculos e determinação da necessidade ou não desse sistema. Entretanto, o assunto com maior ênfase será o cuidado com os aparelhos eletroeletrônicos, detalhando as regras para que seja realizada de maneira adequada a proteção contra queima desses equipamentos. Além de resguardar a estrutura da edificação e zelar pela integridade física de seus ocupantes, os para-raios devem prevenir a queima de aparelhos que estejam ligados nas tomadas", detalha o engenheiro eletricista Hilton Moreno, consultor do programa Casa Segura, iniciativa do Procobre.

Nesse setor não é possível afirmar que a proteção será de 100%. "Os sistemas são projetados com base em estudos e simulações sobre o comportamento conhecido das descargas atmosféricas, entretanto, não é possível ‘controlar a vontade’ desse fenômeno natural. Um raio ‘rebelde’ pode atingir a região não coberta pelo sistema de captação do para-raios, mas a probabilidade de isso acontecer é muito pequena. Nesse caso, o risco é minimizado, mas nunca zerado, já que o raio não ‘obedece’ o ser humano e tem ‘vontade própria’", comenta o profissional, lembrando que a função desse sistema não é evitar que um raio caia sobre um prédio ou casa, e sim dirigir de maneira organizada e controlada essa descarga para o solo.

http://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/atualizacao-da-nbr-5419-deixara-edificacoes-mais-seguras-contra-raios_8556_0_1