CONTATO

Contato:

tecnica@tecnicapro.com.br

(11) 99744-0606

(11) 2815-1285

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dicas de projeto


Unificação de instalações de ar condicionado aumenta área útil

Central única de equipamentos de ar-condicionado para todo o pavimento melhora aproveitamento do andar

Romário Ferreira



Há cerca de três anos, o arquiteto Manoel Dória, do escritório Dória Lopes Fiuza Arquitetos Associados, vem projetando edifícios comerciais com uma pequena sala técnica em cada pavimento destinada às instalações de ar-condicionado de todas as unidades do andar. Unificando as instalações numa central, ganha-se área útil, já que as salas comerciais deixam de receber esses equipamentos.

Recentemente, Dória retomou o projeto do edifício comercial Batel Office Center, em Curitiba, parado há sete anos, e implantou o conceito. O antigo projeto do Batel previa, por andar, oito escritórios de cerca de 30 m² cada, sendo que, desses, entre 3 m² e 6 m² - dependendo da sala - seriam reservados para uma central de equipamentos de climatização. Com a solução, os 30 m² passam a ser totalmente úteis.

O arquiteto explica que obteve ganho aproximado de 40 m² de área útil privativa por andar. Isso porque a sala técnica comunitária, com 8,5 m², passa a ser uma área não computável. "Segundo a legislação de Curitiba, se houver um espaço técnico na parte privativa, eu perco área vendável, já que essa área não possui apelo comercial. Mas, organizando-a comunitariamente num local único e na área comum do prédio, ela não entra no índice de aproveitamento da construção", explica Dória.

Assim, com a mesma área construída, os escritórios poderão ser comercializados com maior área útil. Além disso, as próprias instalações foram facilitadas. A ramificação elétrica e a tubulação seca serão distribuídas para cada sala pelo forro ou piso elevado. Em caso de manutenção, principalmente da condensadora, o profissional pode realizá-la na própria central, sem entrar no escritório.

Outra vantagem é a volumetria da fachada, que agora será de pele de vidro. No projeto anterior, os equipamentos ficariam alocados na fachada do edifício. Com a mudança, a central única está localizada no final do corredor de circulação do pavimento.


Ao tirar equipamentos de ar-condicionado da fachada, arquiteto mudou aparência do edifício e projetou revestimento com pele de vidro

Projeto preliminar previa uma área exclusiva para equipamentos de ar-condicionado em cada sala comercial, diminuindo a área útil disponível Solução unificou as instalações de todas as salas do pavimento e propiciou ganho de 40 m² de área útil por andar


"A concentração das instalações permite que seja feita uma prumada única, um shaft único. Também aumenta a laje e gera ganho de área útil, além de facilitar caso uma empresa queira se instalar no pavimento inteiro", resume o arquiteto.