CONTATO

Contato:

tecnica@tecnicapro.com.br

(11) 99744-0606

(11) 2815-1285

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

De onde vem e para onde vai o nosso lixo?


A coleta e o tratamento adequado dos resíduos ainda é um desafio tão grande para o país quanto o tamanho da pilha de detritos que produzimos !

Por Exame.com
Publicado em 26 de novembro de 2012


SECRETARIA DE ENERGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO


A Secretaria de Energia do Estado de São Paulo foi recriada em janeiro de 2011 a partir do desmembramento da antiga secretaria de Saneamento e Energia. A decisão é fundamentada pela importância estratégica do setor energético para Governo do Estado de São Paulo.

A tarefa da SEE é coordenar ações que assegurem o suprimento, a universalização, a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de insumos energéticos necessários ao desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Por meio do incentivo da exploração de energias alternativas e limpas, a Secretaria de Energia busca aumentar a segurança energética ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade ambiental.

Faz parte de suas atribuições a coordenação do Conselho Estadual de Política Energética (CEPE), grupo formado por sete secretários de Estado, especialistas em energia e representantes dos setores de agricultura, comércio e indústria. O seu objetivo é contribuir com a formulação de diretrizes e políticas na área de energia.

A estrutura da pasta é composta por três subsecretarias:

· Gás, Petróleo e Mineração

· Energia Elétrica

· Energias Renováveis

Secretaria de EnergiaRua Bela Cintra 847, 10º andar - CEP 01415-903 - Consolação - São Paulo - SP - Brasil - (11) 3218-5545

http://www.energia.sp.gov.br/portal.php/energia-eletrica_eficiencia

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O Casarão do Belvedere




O imóvel construído em 1927 foi habitado por 4 gerações de descendentes de seus construtores, a família de Ernest Sohn. Em 2001 estes decidem se desfazer do imóvel, organizam uma venda e nessa venda são retiradas portas, janelas, vitrais e escadas. Em dezembro de 2002 o imóvel é tombado pelo CONPRESP da cidade de São Paulo. Depenado e já sem o lustro original, em janeiro de 2003, Paulo Goya, ator e atualmente o Presidente da OSCIP Espaço Cultural Dona Julieta Sohn que determina a linha de criação e gerencia os projetos artísticos do Casarão, como herdeiro do imóvel propõe à família a transformação do imóvel em espaço cultural.

Leia mais no site do Casarão do Belvedere

Casarão do Belvedere em 1970 - Fonte: Panoramio
Arquivo pessoal: Paulo Goya


domingo, 18 de novembro de 2012

ELES ACREDITAM!


Rosa, Cláudia, Miguel, Vera e Guilherme

Você acredita que um dia pode virar empresário? O Sebrae acredita.
E tem um convite especial para você: assista aos vídeos listados abaixo. São cinco depoimentos de pessoas reais, como eu e você. Homens e mulheres que transformam dificuldades em oportunidades. Sonhos em realidade. Você não vai se arrepender, pode acreditar.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Rede elétrica inteligente beneficia moradores de Aparecida





Considerado um dos maiores projetos de smart grid (rede inteligente de energia) do Estado de São Paulo, o InovCity, programa desenvolvido por meio de uma parceria entre a EDP Bandeirante e a Ecil Energia, promete revolucionar o dia a dia dos habitantes de Aparecida, interior de São Paulo. Além do medidor inteligente que será instalado em todas as residências da cidade até o fim de 2012, no final do processo será aplicado um sistema que permite o monitoramento diretamente do Centro de Medição da EDP Bandeirante, em Mogi das Cruzes ¿ e possibilitará ao consumidor a possibilidade de explorar o seu tipo de consumo e gerenciá-lo de acordo com as suas necessidades.

"É um projeto inovador. O cliente, além de ficar sabendo se o seu consumo é maior ou menor em algum horário específico do dia, e analisar as causas desse consumo, poderá, por exemplo, por meio da instalação de tomadas diferenciadas, desligar o aparelho de ar condicionado sem estar em casa, usando somente a internet", explica João Brito Martins, gestor executivo de Inovação da EDP no Brasil.

Martins explica que este mesmo medidor também permitirá, em um futuro próximo, a aplicação de tarifários mais flexíveis - como a chamada "tarifa branca", que prevê preços mais elevados em horários de pico.

Segundo o gestor, o sistema inteligente também trará grandes benefícios às distribuidores de energia. Atualmente, a única informação que as distribuidoras possuem sobre a energia consumida pelas residências é por meio do chamado "leiturista", o profissional que vai até a casa do cliente fazer a medição do relógio. "Na rede inteligente não haverá necessidade do leiturista in loco, pois todas as informações serão enviadas por tecnologia GPRS, em tempo real, ao Centro de Medição", afirma Martins.

A experiência em Aparecida, explica Martins, também permitirá antecipar uma tendência de evolução do setor, bem como desenvolver outras competências. "O projeto que está beneficiando a cidade de Aparecida é de médio prazo. Durante o processo de implementação e após a conclusão do programa e todas as suas etapas serão realizadas análises de resultados para entender o impacto do InovCity na comunidade assistida, aprimorar seus pontos fracos e prospectar a implantação dos pontos fortes em outras regiões sob concessão da empresa", afirma Martins. "Apesar de todos os benefícios, ainda se trata de uma tecnologia cara e que precisa de escala para se tornar viável economicamente".

Economídia
Especial para o Terra


sábado, 10 de novembro de 2012

ENGEBANC 20 ANOS


ENGEBANC



As melhores soluções em Engenharia Consultiva.

Alta tecnologia, recursos profissionais especializados e estrutura para oferecer os melhores serviços em todo o Brasil

Fundada em 1992, a ENGEBANC uma empresa de engenharia consultiva capacitada e estruturada para atender às necessidades dos seus clientes, desenvolvendo ações nos segmentos de Implantação de Obras; Projetos de Engenharia; Engenharia de Avaliações e Telecomunicações (Telefonia Celular).

Com estrutura adequada para operar nos mais diversos e rigorosos padrões de qualidade, a empresa conta com vasta experiência trazida a partir de todos os seu projetos anteriores, desenvolvidos com foco na redução de custos e prazos, e preservando a excelência.

A empresa conta com uma equipe de profissionais treinados, capacitados e especializados para atuar em efetiva parceria, por meio de sistemas de gerenciamento e controle que visam atingir às metas pretendidas de acordo com a necessidade de cada cliente.

A logística para o atendimento será prontamente atendida por meio dos 25 escritórios situados nas principais cidades brasileiras. Essas filiais contam com toda a infraestrutura necessária para uma parceria de qualidade, garantindo a centralização total do processo bem como sua uniformidade e alto padrão.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Biblioteca Virtual do CREA SP



A Biblioteca Virtual do CREA SP é uma criação do DCO – Departamento de Comunicação ligado à SUPCEV – Superintendência de Comunicação e Eventos do Conselho.


Livros e Publicações

Os livros e publicações podem ser baixados para leitura em pdf. São obras preciosas e recomendadas. 
Começamos com A Carta de Pero Vaz de Caminha que apesar do tempo é imperdível. 
O navegador foi o primeiro escritor, do primeiro documento sobre o Brasil. O detalhe curioso é que, ao final da sua Carta, Caminha pede um favor ao Rei: “…E pois que, Senhor, é certo que tanto neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que de Vosso serviço for, Vossa Alteza há de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por fazer singular mercê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro – o que d`ela receberei em muita mercê”. 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Microgerador de energia solar


Jovens cientistas norte-americanos criam microgerador de energia solar



Dois jovens americanos desenvolveram um sistema portátil de geração fotovoltaica. Os painéis solares podem ser fabricados por cidadãos comuns, e cabem no bolso da maioria das pessoas, ou seja, são acessíveis à população.

Por muitos motivos, a energia fotovoltaica foi considerada durante muito tempo como uma alternativa inviável para suprir as demandas da população: primeiro, porque os equipamentos de geração são caros; depois, porque a incidência de raios solares varia de acordo com as condições climáticas e geográficas.

Porém, dois cientistas norte-americanos desenvolveram um novo sistema de geração de energia solar: a Fábrica Solar de Bolso (DIY Solar Pocket Factory Machine), ou microsolar, é uma máquina portátil e acessível, capaz de criar painéis solares sem usar materiais muito específicos. Os responsáveis pela invenção são os pesquisadores Alex Hornstein e Shawn Frayne, que desenvolveram o projeto com fundos arrecadados por meio de um site de financiamento coletivo.

O aparelho funciona como uma impressora 3D que capta os raios do sol, transformando-os em energia. Os cientistas acreditam que o projeto deverá ser finalizado até abril de 2013. Um modelo desenvolvido pelos pesquisadores é capaz de produzir um painel fotovoltaico a cada 15 segundos, totalizando um milhão de dispositivos fabricados por ano.

Depois de experiências, os cientistas chegaram à conclusão de que os painéis solares convencionais que estão sendo comercializados atualmente não apresentam uma boa relação custo por benefício, pois estes equipamentos geralmente são caros, frágeis e de qualidade duvidosa.

Alex Hornstein e Shawn Frayne são pesquisadores conceituados na área de geração de energia renovável. Hornstein está na lista dos inventores jovens da revista Forbes, e já desenvolveu tecnologias para LED e conexões USB, enquanto Frayne criou soluções para baratear os métodos de geração de energia eólica.