CONTATO

Contato:

tecnica@tecnicapro.com.br

(11) 99744-0606

(11) 2815-1285

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Treinamentos & Cursos In Company


Diferencial

Os treinamentos e cursos são ministrados aos funcionários, prestadores de serviço ou parceiros comerciais.

O conteúdo e a programação, são elaborados a partir de informações obtidas diretamente com a diretoria executiva e com os responsáveis da área envolvida nas atividades.

Custos
Os valores são desenvolvidos sob consulta, após o conhecimento de suas necessidades.

Contato
Para maiores informações, entrar em contato com o setor de treinamentos, pelos telefones: (11) 2815-1285, (11) 99744-0606 ou pelo e-mail: ulisses.romao@uol.com.br

Solicite uma proposta de treinamento para sua empresa!

Pelo e-mail: tecnica@tecnicatreinamentos.com.br


Agende uma visita em sua empresa e conheça os nossos treinamentos!


Sustentabilidade


Começa o Solar Decathlon Europe 2012 na Espanha

Protótipos de 19 equipes para casas sustentáveis participarão da competição até 30 de setembro.

Conheça as propostas

Aline Rocha

O concurso internacional entre universidades Solar Decathlon Europe 2012, que promove o desenvolvimento de casas autossuficientes, foi iniciado na última sexta-feira (14) em Madri, na Espanha. Um espaço de 38,3 mil m² vai receber projetos de 19 equipes de universidades de todo o mundo até o dia 30 de setembro.

As casas desenvolvidas ficam expostas na Villa Solar e ao final do evento, uma comissão de jurados vai decidir o projeto vencedor do concurso. O Brasil está representado pelo projeto da Ekó House, desenvolvido pelos alunos da Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo.

No site do Solar Decathlon, está disponível um ranking com as melhores pontuações até o momento. A China está em primeiro lugar, seguida pelos projetos da Itália e Espanha. Já o Brasil está em 8ª lugar.

Confira os projetos participantes:

Brasil - Ekó House



O projeto brasileiro consiste em uma casa de 50 m² com cozinha, banheiro, espaço para refeições, sala de estar, dormitório e área de serviço externa. A residência também possui geração de energia e descarte de resíduos, além de varanda dimensionada para controlar trocas de calor e separação de águas para serem tratadas e reutilizadas posteriormente.

Espanha - (e)co



Idealizada por estudantes da Escola Tècnica Superior d'Arquitectura del Vallès, da Barcelona Tech (UPC), a casa térrea de 150 m² possui três blocos internos como ambientes, sendo divididos entre dois quartos e uma cozinha.

Espanha - Patio 2.12



A equipe é formada por alunos das Universidades de Seville, Granada, Málaga e Jaén. A casa é um protótipo autossustentável formado pela junção de quatro módulos pré-fabricados que abrigam diversas funções e permitem a formação de um pátio no centro da estrutura.

Portugal - cem' casas em movimento



Os alunos da Universidade do Porto criaram uma casa sustentável que aproveita as fontes de luz e calor para produzir energia. Os espaços da residência também se adaptam aos habitantes com ambientes modulares que podem ser adicionados ou retirados da estrutura.

Japão - The Omotenashi House



Projetada por estudantes da Chiba University, a casa Omotenashi - que significa hospitalidade - se baseia em três conceitos: saúde e sustentabilidade; vida com as plantas; e conexão com o exterior.

Espanha - Pi



Os estudantes de arquitetura da Universidade de Zaragoza idealizaram a casa Pi, dividida em dois andares - o primeiro possui 70 m² e o segundo, 50 m². O protótipo, que não produz resíduos, é capaz de gerar toda a energia que consome.

Romênia - PRISPA



O projeto foi idealizado por estudantes da "Ion Mincu" University of Architecture and Urbanism, University Politehnica of Bucharest e Technical University Of Civil Engineering of Bucharest. Entre as soluções sustentáveis, está a configuração das janelas de modo que há o equilíbrio entre a luz incidente e o calor que reflete de dentro para fora.

Alemanha - Counter Entropy House



A equipe da RWTH Aachen University projetou uma casa de 50 m² dividida em quatro "blocos funcionais". O teto da casa ainda promove a integração entre energia fotovoltaica e térmica.

Dinamarca - Fold



Os estudantes da Universidade Técnica da Dinamarca projetaram uma casa que possui a forma de um papel retangular dobrado. A residência permite que seus moradores controlem o clima dos ambientes e diversas outras funções.

França e Itália - Astonyshine



O projeto foi idealizado por quatro universidades: France_Ecole des Ponts ParisTech, ENSA Paris-Malaquais, Italy Polytechnic of Bari e University of Ferrara. A casa possui uma planta quadrada, internamente dividida em dois retângulos, com um deles aberto para a área externa.

Egito - Arkan



A casa Arab, projeto da The American University in Cairo, tem entre seus principais elementos a madeira e o vidro. O teto ainda possui captação de energia solar e é inclinado para aumentar sua eficiência.

França - Sumbiosi



A Sumbiosi foi projetada pelos estudantes da Universidade de Aquitaine, no Campus Bordeaux. O protótipo funciona exclusivamente com energia solar.

Espanha - SML system



Projetada pelos estudantes da Universidad CEU Cardenal Herrera, do campus de Valencia, a casa SML é formada por blocos modulares, que podem ser adicionados de acordo com a necessidade da família.

Espanha - Ekihouse



A Ekihouse foi projetada pela Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea e possui grandes janelas para maior incidência do sol, além de um teto solar.

Itália - Med in Italy



A casa foi projetada por uma equipe composta por diversas universidades da Itália, baseada em cinco conceitos considerados essenciais pelo grupo: passivo, ativo, rapidez, consciência ecológica e densidade.

Hungria - Odoo



A Budapest University of Technology and Economics apresentou o projeto de uma casa pequena que prioriza espaços externos, o que também permite a economia de energia.

França - Canopea



O protótipo da equipe de Rhône Alpes possui dois andares, sendo que o segundo oferece um espaço para relaxar, com ventilação natural. A casa também produz sua própria energia.

China - Para Ecohuse



Os alunos da Tongji University combinaram sistemas de energia passivos e ativos para criar uma casa autossustentável, além de fornecer bastante ventilação e uma varanda.

Alemanha - Ecolar



A equipe da HTWG Konstanz - University of Applied Sciences na Alemanha apresentou uma casa modular que tem como principal fonte de energia o sol, com painéis de captação solar instalados no teto
.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Segurança em Eletricidade - Perguntas e Respostas




Autor: Ricardo Pereira de Mattos
Data: 25/05/2012
1- Como as pessoas podem se proteger dos acidentes relacionados com Eletricidade?
Todos devem checar os sistemas elétricos de suas casas e locais de trabalho, em especial as tomadas e as extensões para terem certeza de que elas não estão sobrecarregadas. Devem examinar a fiação elétrica para terem certeza que não há fios desencapados, danificados ou colocados sob tapetes ou carpetes. Se forem fazer pequenos reparos, como a troca de um fusível ou disjuntor, devem chamar um profissional qualificado que conheça os riscos de se trabalhar com eletricidade. Não permita que sejam realizados serviços com a energia ligada, muito menos por leigos curiosos. Lembre-se que o que está em jogo é o seu patrimônio, a sua vida e da sua família.

2- Se eu tenho uma casa ou escritório antigo, com a instalação elétrica antiga, como posso saber se é necessário uma reforma? 

Sistemas elétricos envelhecem e podem tornar-se sobrecarregados, particularmente em casas ou edifícios antigos. Com o passar dos anos, mais lâmpadas, dispositivos e equipamentos são acrescentados, o sistema elétrico torna-se ultrapassado e os problemas se desenvolvem. Fusíveis ou disjuntores podem queimar ou desarmar freqüentemente. Interruptores e tomadas ficam aquecidos. A intensidade das lâmpadas varia muito com o funcionamento de outros aparelhos. Esses sintomas revelam que a instalação está com problemas. Novos circuitos e outros reparos podem ser necessários.

3- Para que serve um plugue de três pinos? Qual a vantagem de utilizá-lo? 
O terceiro pino fornece um caminho para a terra para a corrente elétrica que está "escapando" do circuito elétrico normal por falha no isolamento do equipamento. Isso ajuda a proteger o equipamento e, em alguns casos, a prevenir o choque elétrico. Porém, para que este terceiro pino cumpra este papel, a instalação elétrica deve possuir o condutor de proteção ( o fio-terra ) chegando até a tomada.

4- E os plugues que têm pinos de tamanho diferentes, para que servem? 
Os plugues polarizados são aqueles com um dos pinos mais largo ou maior do que o outro. Essa característica garante que o plugue seja inserido na posição correta, isto é, os condutores fase e neutro da tomada ligados adequadamente nos equipamentos. Isso também pode ajudar a prevenir o choque elétrico, porém não é um padrão nacional e sua aplicação também está vinculada à correta instalação elétrica da edificação.

5- O que é um interruptor de corrente de fuga? Como ele funciona? 
Sua denominação completa é dispositivo de proteção a corrente diferencial-residencial (dispositivo DR). É um dispositivo de prevenção de choques elétricos. Ele monitora constantemente o fluxo da corrente elétrica de um circuito para detectar qualquer alteração. Se a corrente apresentar um desequilíbrio, ou seja, valores diferentes na entrada e saída do circuito, o dispositivo interrompe o circuito, prevenindo acidentes. A vantagem de utilizá-lo é que ele pode detectar variações bem pequenas para as quais os fusíveis e disjuntores comuns não atuam.

6- Com o uso desses interruptores, não há risco de choque elétrico? 
Se ele está instalado corretamente, vai atuar rápido e limitar o tempo de exposição ao choque. O choque ainda pode existir mas suas consequências estão limitadas pelo tempo de exposição.

7- Há vantagens de se utilizar disjuntores no lugar de fusíveis? 
Os disjuntores podem ser religados depois que atuam enquanto os fusíveis operam apenas uma vez e devem ser substituídos. Em alguns casos, determinados pelos projetistas, os disjuntores permitem ajustes do tempo de atuação, favorecendo um funcionamento mais específico da proteção dos circuitos. Em qualquer caso, se os disjuntores ou fusíveis atuam repetidamente é necessária a intervenção de um técnico pois deve haver algum problema na instalação.

8- Quem deve executar serviços nas Instalações Elétricas?
Obras de reforma ou ampliação em instalações elétricas devem ser feitas por profissionais ou empresas registradas no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, com a exigência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Essa é uma garantia de um serviço realizado por profissionais habilitados. Procure o Conselho Federal - CONFEA ou CREA do seu Estado ou uma de suas Inspetorias Regionais.
(traduzido livremente, com adaptações, da página da Associação Internacional de Inspetores Eletricistas - International Association of Electrical Inspectors)

http://www.abracopel.org.br/artigos/exibir/2012/05/seguranca-em-eletricidade-perguntas-e-respostas+P254.html


domingo, 16 de setembro de 2012

Economina Solidária em Osasco Acontece!

Prezados é com orgulho e prazer que anuncio  a VI Feira Regional de Economia Solidária em Osasco, nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2012, das 8h as 22 h em frente ao Plaza Shopping de Osasco no calçadão.

A economia solidaria em Osasco é referência nacional e vem desenvolvendo um ótimo trabalho junto a comunidade, criando trabalho e geração de renda em diversões seguimentos da economia. Artesanato, reciclagem de materiais diversos, alimentação, vestuário e agricultura urbana.

A rede ATOSOL é composta por mais de 60 artesãos, e foi criada a partir do incentivo do programa de geração de trabalho e renda do Ministério do Trabalho, através da SDTI do município.

link para Blog Rede ATOSOL
http://trabalhoemrede.blogspot.com.br/

sábado, 15 de setembro de 2012

Trabalhador brasileiro está sem suporte, desengajado ou desvinculado



Pesquisa| 23 de julho de 2012 | 17h 50

Pesquisa da Towers Watson mostra que apenas 28% dos profissionais têm vontade de dar o melhor de si, têm suporte organizacional e bem-estar.

GISELE TAMAMAR, ESTADÃO PME


Divulgação
Divulgação
Para Carlos Ortega, gestão de pessoas deve ser uma preocupação de todas as empresas.

O Brasil está longe de uma situação ideal de trabalho. Estudo da consultoria Towers Watson mostra que apenas 28% dos profissionais estão altamente engajados no emprego. A maioria está desengajada (30%), sem suporte por parte das empresas (26%) ou desvinculada das companhias (16%).
A pesquisa foi feita dentro do conceito de engajamento sustentável, fundamentado por três fatores. O primeiro é o próprio engajamento, o vínculo com a empresa e a vontade de dar o melhor de si. O segundo é o suporte organizacional para proporcionar produtividade e alto desempenho. E o último, inclui o bem-estar físico, emocional e interpessoal.
A remuneração e os benefícios não são os principais motivadores. De acordo com o consultor sênior da área de Pesquisas com Empregados da Towers Watson no Brasil, Carlos Ortega, a análise mostra que o engajamento sustentável no Brasil é mais sensível a três temas: desenvolvimento de carreira, imagem da empresa e clareza de metas e objetivos.
"Se quisermos aumentar o número de profissionais engajados e com suporte e bem-estar, é importante agir, primeiramente nesses temas. Os líderes precisam mostrar de maneira clara e objetiva, que os esforços extras criarão boas perspectivas de crescimento na carreira", destaca Ortega.
Vale lembrar que a gestão de pessoas deve ser uma preocupação de todas as empresas, independentemente do tamanho. Mas no caso de empresas de pequeno porte, muitas delas não têm uma área dedicada a definir a estratégia e ações de recursos humanos. A orientação de Ortega é para esses empresários pensarem constantemente em como recompensar, reconhecer, desenvolver e reter seus profissionais chave.
"As empresas de menor porte geralmente contam com menos tecnologias e processos de ponta como as grandes empresas, dessa forma se apoiam mais no seu capital humano como um diferencial competitivo. A vantagem dessas empresas é a possibilidade da liderança ser mais próxima e um processo de comunicação mais ágil, claro e eficiente que grandes organizações, onde a burocracia e muitos níveis de reporte podem levar a uma menor velocidade na tomada de decisão e troca de informações", comenta o consultor.

A seguir o consultor Carlos Ortega dá cinco dicas para as empresas engajarem seus funcionários:

Criar uma atmosfera de inovação
Incentive os funcionários a participarem na construção do futuro da empresa e a buscarem soluções para as dificuldades que encontram no dia a dia.

Comunicação
As recentes crises econômicas criaram em várias empresas um verdadeiro abismo entre a liderança sênior e os funcionários. Esse movimento gerou muita incerteza e ansiedade sobre o futuro. A ponte que vai estreitar essa lacuna será construída com frequentes comunicações sobre a empresa e as mudanças que veem enfrentando, mostrando que existe uma voz ativa e clara no grupo executivo.
Incentive novas ações
Tenha coragem para oferecer às equipes oportunidades para fazer trabalhos que podem estar fora de sua zona de conforto. Isso poderia dar-lhes a oportunidade de mover-se horizontalmente na organização, caso uma promoção esteja disponível. Isso irá ampliar o leque de competências dos colaboradores o que acabará por beneficiar o negócio.
Motivação
Certifique-se de que os líderes tenham as ferramentas, treinamentos e o tempo suficiente para inspirar suas equipes e deixar claro o que se espera deles. A motivação pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho.
Clareza
Questões como as últimas crises econômicas globais acabaram gerando incertezas e desconfianças nas empresas. O segredo está em não deixar que isso impacte na forma como os líderes se comunicam com os colaboradores, nem nos processos que mantêm o negócio andando. Neste sentido, certifique-se que há ferramentas e processos adequados - desde software a treinamentos - para garantir que os funcionários estejam tranquilos com relação ao seu papel, sabendo o que é esperado deles e que podem fazer o melhor trabalho possível.

http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,trabalhador-brasileiro-esta-sem-suporte--desengajado-ou-desvinculado,2016,0.htm

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A nova era do PC!


Conheça 8 híbridos de notebook e tablet!

Ted Samson, InfoWorld EUA
06-09-2012

Máquinas feitas sob medida para o Windows 8 tentam unir o melhor dos dois mundos, com telas destacáveis, longa autonomia de bateria e canetas para reconhecimento de escrita.

O termo “Era pós-PC” vem sendo usado há anos por visionários da tecnologia que sonham com o dia em que os usuários poderão acessar todas as suas áreas de trabalho, apps e dados a partir de um único aparelho, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Mas o que realmente aconteceu foi a “Era dos múltiplos dispositivos”, onde os usuários recorrem a diferentes aparelhos - smartphones, tablets, notebooks e desktops - para diferentes necessidades, criando novos níveis de complexidade para os administradores que tem de gerenciar e manter seguros múltiplos aparelhos e plataformas.
Felizmente a complexidade está se reduzindo: os fabricantes estão apresentando máquinas híbridas, que fazem “jornada dupla” como notebooks e tablets, permitindo que os usuários alternem facilmente entre a tela sensível ao toque e o teclado. Vamos conhecer algumas delas.
Acer Iconia W510
acer_iconia_w510-360px.jpg
Acer Iconia W510
Anunciado durante a feira de tecnologia Computex em Taiwan, em junho deste ano, este aparelho tem uma tela IPS de 10.1 polegadas com resolução de 1280 x 800 pixels e um teclado destacável, como no ASUS EeePad Transformer, que também funciona como bateria extendida. A fabricante está alardeando o que chama de “tri-mode”, permitindo que os usuários “toquem, digitem e vejam”, e afirma que a autonomia de bateria, com o teclado, pode chegar a até 18 horas de uso do Windows 8.
ASUS Taichi e Transformer Book
A ASUS apresentou duas máquinas híbridas na última semana, o Taichi e o Transformer Book. À primeira vista o Taichi parece um Ultrabook padrão com um teclado QWERTY iluminado e “full size”, além de um trackpad. Mas na verdade o sistema tem uma tela com dois lados, então quando fechado ele se torna um tablet multitoque com suporte a caneta. Ambas as telas podem ser operadas independentemente ou simultâneamente, então podem ser compartilhadas entre usuários. A máquina vem equipada com processador Intel Core de 3ª geração, uma unidade SSD e interface Wi-Fi 802.11n.
asus_taichi-360px.jpg
ASUS Taichi
Já o Transformer Book é um Ultrabook com processador Intel Core i7 que se transforma instantâneamente em um tablet quando a tela é destacada. Pode vir equipado com um disco rígido comum ou unidade SSD, e usa a tecnologia SonicMaster para oferecer melhor qualidade de som.
Dell XPS Duo 12
dell_xps_duo_12-360px.jpg
Dell XPS Duo 12
Mais uma máquina anunciada durante a IFA, feira de tecnologia em Berlin. O XPS Duo 12 tem uma dobradiça especial na moldura da tela, que permite que ele se transforme de um Ultrabook em um tablet. A tela é Full HD (1920 x 1080 pixels) e o processador pode ser um Intel Core i5 ou i7. A Dell afirma que a máquina é feita com “materiais premium”, como alumínio e fibra de carbono, além de um painel de Gorilla Glass protegendo a tela, para lhe dar maior durabilidade.
Fujitsu Sytlistic Q702
fujitsu_stylistic-360px.jpg
Fujitsu Stylistic Q702
Este híbrido tem uma “dock” com teclado opcional, que o transforma em um notebook completo. Além do teclado, a dock tem uma bateria extra que dobra a autonomia, para 9 horas no total, e portas de expansão como USB, Ethernet e VGA. Pesando cerca de 850 gramas, o Stylistic Q702 inclui processador Intel Core i3 ou i5 de segunda geração, 4 GB de RAM e uma unidade SSD de 64 ou 128 GB. A tela de 11.6 polegadas usa a tecnologia IPS para um amplo ângulo de visão e grande precisão de cor.
HP Envy X2
O Envy X2, da Hewlett-Packard, é um híbrido feito para o Windows 8. Com seu teclado e tela de 11.6 polegadas ele parece um netbook, isso até você destacar a tela e transformá-lo em um tablet. O “tablet” propriamente dito tem 8.5 mm de espessura e pesa 680 gramas, e a tela tem resolução de 1366 x 768 pixels.
hp_envy_x2-360px.jpg
HP Envy X2
O sistema é baseado em um processador Intel Atom “Clover Trail” de baixo consumo, e será vendido com o teclado e uma unidade SSD de 64 GB. Segundo a HP, no modo notebook a autonomia de bateria é de mais de 8 horas, e o aparelho tem NFC, uma webcam de alta-definição na frente e uma câmera de 8 MP na traseira. Uma caneta será vendida opcionalmente.
MSI Slider S20
msi_slider_s20-360px.jpg
MSI Slider S20
A MSI apresentou o Slider S20, um Ultrabook com tela de 11.6 polegadas baseado em um novo processador Intel de ultra baixa voltagem (CULV) batizado de “Chief River”. A máquina roda o Windows 8 e tem um conjunto completo de interfaces e conectores, incluindo USB 3.0, Bluetooth 4.0 e HDMI. A tela pode ser deslizada transformando o aparelho em um tablet com uma tela capaz de registrar até 10 toques simultâneamente. O MSI Slider S20 pesa cerca de 1.3 Kg e tem menos de 2 centímetros de espessura.
Samsung Series 5 e Series 7
samsung_series5-360px.jpg
Visão lateral de um Samsung Series 5
Também feitas sob medida para o Windows 8, estas máquinas são compostas por um “tablet” com tela sensível ao toque que se conecta a uma base com teclado, transformando-as em um notebook. O peso é de menos de um quilo, e a tela é presa ao teclado com uma dobradiça mecânica, então é possível levantar a máquina pela tela sem medo de que as duas metades se separem. Eles também virão equipados com a S Pen, uma variante da caneta usada no Galaxy Note, que permite desenhar, rabiscar e escrever diretamente na tela, e tem recursos como reconhecimento de escrita.
Sony VAIO Duo 11
sony_vaio_duo_11-360px.jpg
Sony VAIO Duo 11
Este modelo é baseado em um design que a Sony chama de Surf Slider, que permite que os usuários deslizem o teclado quando precisarem digitar. De acordo com a Sony a máquina tem um conjunto completo de portas e interfaces, incluindo Bluetooth, USB 3.0, HDMI, Ethernet e VGA. A tela de 11.6 polegadas é Full HD (1920 x 1080 pixels) com proporção de 16:9. O sistema também inclui uma caneta para desenhar ou escrever. Por dentro o VAIO Duo 11 é baseado nos processadores Intel Core i3, i5 ou i7.

http://pcworld.uol.com.br/noticias/2012/09/06/a-nova-era-do-pc-conheca-8-hibridos-de-notebook-e-tablet/