CONTATO

Contato:

tecnica@tecnicapro.com.br

(11) 99744-0606

(11) 2815-1285

domingo, 15 de abril de 2012

Centro de Treinamento e Showroom do Grupo Legrand

Prezados amigos!

Ontem sábado, dia 14/04/2012, foi realizada a visita dos profissionais da MBM Engenharia,  ao "INNOVAL LEGRAND BRASIL" Centro de Treinamento e Showroom do Grupo Legrand.

Esse evento pode ser realizado graças a parceria e grande colaboração dos Engos. Leonardo e Cássio, engenheiros de aplicações do Grupo Legrand no Brasil.

Os participantes conheceram um pouco da história da Legrand e puderam apreciar de perto, as soluções instaladas no espaço de treinamentos e exposições na sede do grupo em São Paulo.

Deixo aqui meu abraço!!!

Muito obrigado pela participação e colaboração de todos!!!

http://www.pial.com.br/br/scripts/br/publigen/content/templates/previewTexteOnly.asp?P=389&L=BR





sexta-feira, 6 de abril de 2012

ISO 50.001: no caminho da boa gestão energética

Empresas brasileiras correm atrás da certificação pela norma internacional lançada há oito meses. Entidades trabalham na divulgação desta poderosa ferramenta para otimizar e reduzir o consumo de energia elétrica

Metaplan Equipamentos: expectativa de
economia de 40% no consumo de energia,
no primeiro ano de implantação da norma
Matheus Gagliano, para o Procel Info

As empresas e indústrias contam com uma aliada poderosa na busca pela eficiência energética. Trata-se da certificação ISO 50.001, lançada há oito meses. Uma das responsáveis pelo estabelecimento da norma no país é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A expectativa é que a certificação consiga viabilizar uma redução de até 60% no consumo de energia elétrica mundial, segundo o coordenador da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Energia da ABNT, Alberto J. Fossa.

Fossa explica que a norma ainda é muito recente e, por isso, o trabalho atual se concentra na divulgação para os diversos agentes da sociedade. Na análise do especialista, organizações intensivas no uso da energia já se mobilizam para adequar suas estruturas ao atendimento dos requisitos do ISO 50.001.

“Da mesma forma, o setor industrial começa a se apropriar dos seus conceitos, buscando identificar formas operacionais de implementá-la. Acredita-se que essa fase de divulgação seja fundamental para possibilitar conhecimento amplo, discussão e engajamento dos agentes da sociedade na sua efetiva promoção”, acentua.

Para a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), a norma tem cumprido com o seu papel. Enio Kato, que integra o conselho da entidade, diz que o assunto da eficiência energética tem permanecido na pauta das empresas apesar da crise econômica internacional que tem freado um pouco os investimentos.

Kato conta que grupos de trabalhos foram constituídos dentro da ISO e da ABNT para dar continuidade ao processo de aplicação da norma 50.001, com o trabalho de divulgação. Com isso, Enio Kato espera que a certificação possa se ampliar cada vez mais. Ele informa que a divulgação da norma será feita também no 9º Congresso de Eficiência Energética, em São Paulo, que acontecerá entre os dias 11 e 12 de julho deste ano.

“O trabalho é muito parecido com o que foi feito na ISO 14.000. Após a 'norma mãe', vamos dizer assim, surgem outras normas complementares. Mas a Abesco tem contribuído para divulgar a aplicação dessa norma”, diz.
O setor industrial começa a se apropriar dos seus conceitos, buscando identificar formas operacionais de implementá-la. "Acredita-se que essa fase de divulgação seja fundamental para possibilitar conhecimento amplo, discussão e engajamento dos agentes da sociedade na sua efetiva promoção”, diz especialista da ABNT.

A primeira empresa em todo o mundo a obter a certificação a nível internacional foi a Schneider Eletric em sua matriz, na França. O coordenador de Gestão de Energia do Departamento de Eficiência Energética da empresa, André Obst, conta que a companhia trabalha com uma perspectiva de atingir uma redução no consumo de 30% com o ISO 50.001. No Brasil, a companhia já tem um grupo de trabalho formado para conseguir obter a certificação para a unidade de Sumaré, no interior de São Paulo. Ele ressalta que esse trabalho deve incluir todas as esferas de administração da empresa, desde os operários até os executivos e diretores. Obst acredita que ainda neste ano deve conseguir a certificação para a planta de Sumaré.

“De fato, pelas metodologias que foram criadas na ISO, e como está sendo trabalhado, é possível conseguir organizar e, no fim, ter uma economia de energia", comenta. Obst diz que diversas ações são executadas para obter o ISO 50.001. Um dos trabalhos é feito na engenharia de iluminação da unidade situada no interior de São Paulo, que está sendo refeita de modo a obter mais eficiência energética, para ter uma redução mais significativa. Porém, o executivo da Schneider diz que no Brasil ainda não existe um órgão creditado para efetuar a certificação. Ele observa, no entanto, que as empresas estão sendo indicadas para obter a norma.

Outra empresa pioneira mundial na obtenção do ISO 50.001, que ocorreu em 24 de fevereiro deste ano, é a Metaplan Equipamentos. Segundo o diretor comercial, Edgard Dutra, há uma previsão de que a empresa possa, já no primeiro ano de implantação da norma, alcançar uma redução de 40% no consumo de energia, o que leva a uma economia direta de até 10% no custo dos compressores fabricados. Para obter a certificação, Dutra explica que foi contratada a SGS Systems and Services. A partir daí foi elaborado o plano que a empresa deveria tomar para aprimorar a eficiência energética, com cada item de consumo sendo trabalhado para obter um consumo menor. Entre eles, o uso dos motores elétricos, a refrigeração dos escritórios, o ar comprimido, o consumo de combustível da frota e o consumo de iluminação.

“Para cada um desses itens nós criamos indicadores, mostrando o consumo atual, no início do processo e as metas. Feito isso, partimos para colocar esse plano de ação em prática e fazer as medições futuras após a implementação do plano de ação”, explica.

 

domingo, 1 de abril de 2012

Treinamento MBM Engenharia - 2

Finalizamos neste sábado 31/03/2012 o treinamento  de cabeamento estruturado na MBM Engenharia, iniciado em 1º de março , totalizando 20 horas, divididas em 5 aulas.

Já estou com saudades do nosso convívio, deixo aqui o meu agradecimento a todos pelo  apoio e presença, muito obrigado!

Joicy, Lucas, Sr. Alberto, Adrian, Hugo, Beto e a dupla Raul e Randal, sempre muito prestativos e atenciosos.




Não poderia deixar de agradecer mais uma vez pela oportunidade aos diretores da MBM Engenharia, Monica e Cláudio Muylaert .


Obrigado!!!


Abraços a todos!!!


Ulisses