CONTATO

Contato:

tecnica@tecnicapro.com.br

(11) 99744-0606

(11) 2815-1285

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cidade Inteligente - Búzios

Eficiência energética, Redução de emissões









Uma cidade projetada para ser referência em consumo eficiente de energia elétrica no Brasil e na América Latina é a proposta da Endesa, que, por meio de sua distribuidora Ampla, levará para a América Latina a experiência que o grupo já possui em Málaga, na Espanha.

O objetivo é impulsionar no município de Armação dos Búzios, no Estado do Rio de Janeiro, o projeto denominado “Cidade Inteligente Búzios”, uma iniciativa que prevê obras de conversão da rede de distribuição de energia em uma rede mais inteligente, capaz de integrar toda a geração existente.

Com a instalação de medidores inteligentes e novos sistemas de automatização da rede, as perdas de energia caem mais rapidamente e os níveis de qualidade do serviço crescem alinhados à manutenção da segurança dos clientes.

Entre os benefícios que serão oferecidos à cidade e seus moradores estão à possibilidade de aplicação de tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo; utilização de lâmpadas de LED na iluminação pública; maior incentivo à eficiência energética das instalações de edifícios públicos, permitindo um controle do consumo por aparelho em tempo real, além de uma rede de distribuição mais eficiente com sistemas de controle automáticos, reduzindo a duração da interrupção do fornecimento.

A mudança na infraestrutura do município de Búzios também tem como objetivo promover o consumo inteligente, conscientizando os clientes sobre o uso responsável da energia, o que também contribuirá para a redução das emissões de CO2.

A cidade contará com carros e bicicletas elétricas inteligentes, dois postos de recarga de energia, além da criação de pontos de geração de energias renováveis – solar e eólica. A iluminação terá novas luminárias de LED, luminárias com microgeração eólica e outros pontos de luz telecomandados.