Autor: Sara Casquel e Sergio Roberto Santos
Data: 09/01/2012
O que é bom é custoso. Requer tempo, requer paciência, e não há
um fim para isso.
Carl Gustav Jung
O aumento de renda no Brasil depende da maior eficiência de suas empresas, publicas e privadas, o que só pode ser conseguido através de uma mão de obra capacitada.
Capacitação significa capacidade, ser capaz de. Neste caso capaz de atuar de forma eficaz e eficiente, aperfeiçoando estas qualidades continuadamente.
A tecnologia da informação é uma das principais ferramentas para aumentar a produtividade da nossa economia. Mas este é um setor que necessita muito de profissionais qualificados e sempre atualizados. Como novas tecnologias surgem a todo instante, a necessidade torna-se aprender para atuar e atuar para aprender.
Uma das formas de atender aos novos desafios da educação é através da parceria entre as empresas e os centros de treinamento. Desta forma podemos fornecer cursos de interesse profissional para que as pessoas possam se atualizar de forma progressiva e continuada.
A parceria entre centros de treinamento e empresas, permite a atualização constante dos profissionais, melhorando a cada dia a qualidade dos trabalhos executados e a satisfação de seus clientes internos e externos.
Ao contrario do ensino formal, o treinamento profissional precisa ser dinâmico e modular, para permitir aos profissionais adequar o seu cronograma de treinamento as suas disponibilidades materiais.
Enquanto se discute várias possibilidades para acelerar o crescimento do PIB, não podemos adiar ainda mais o desenvolvimento do capital humano, o principal fator responsável pelo aumento de produtividade das nossas empresas e do nosso país.
Não é preciso reinventar a roda, apenas aumentar o investimento e melhorar o gerenciamento da educação brasileira em todos os níveis.
A qualificação profissional da nossa força de trabalho é uma das medidas indispensáveis para que possamos aumentar o nosso padrão de vida.
As empresas que compreendem as novas necessidades do mercado de trabalho conseguem promover a mudança das pessoas de empregados em colaboradores e de clientes em parceiros.
*Sara Casquel é coordenadora de treinamento da Tellnet eSergio Roberto Santosé gerente de vendas OBO Bettermann do Brasil.
http://www.abracopel.org.br