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terça-feira, 2 de novembro de 2010

Engenharia da gestão do conhecimento-SEBRAE

Engenharia da gestão do conhecimento
 
No final das últimas décadas do século passado, impulsionado pela globalização e pela ampliação do uso de recursos computacionais e da internet, iniciou-se um movimento de questionamento sobre o papel da empresa no futuro, frente ao crescente poder de escolha dos consumidores. Segundo alguns filósofos, a uniformização de processos e o emprego da tecnologia, contribuiriam para a homogeneização entre fornecedores, permitindo que os clientes passassem a ter um maior poder de decisão o que, no longo prazo, poderia representar uma grave ameaça para muitas corporações frente à perda de competitividade. A partir destes questionamentos, originou-se o conceito de Capital Intelectual, que busca identificar e potencializar a força do conhecimento individual e coletivo acumulado pelas Organizações, como elemento primordial de diferenciação entre elas.

Esse movimento vem desaguando em uma nova ordem mundial, onde os ativos intangíveis (conhecimento e experiência de mercado, processos utilizados, carteira de clientes, marketshare, imagem corporativa, reconhecimento da marca pelo público, etc.), embora muitas vezes difíceis de serem quantificados, passaram a ter a sua importância reconhecida como geradores de valor para as organizações.

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nos processos operacionais e no funcionamento dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema, podem usufruir de todo o conhecimento acumulado. Vale ressaltar que, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. A diferença é quando o capital intelectual, gerido de forma adequada, consegue alavancar soluções que trazem benefícios concretos para os negócios.

Nos dias atuais, a criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o “conhecimento corporativo” faz parte da agenda de muitos executivos, que buscam nas consultorias especializadas, auxílio para administrá-lo de forma adequada.