CONTATO

Contato:

tecnica@tecnicapro.com.br

(11) 99744-0606

(11) 2815-1285

domingo, 24 de outubro de 2010

Artigo - Normas Técnicas - Esse é o Caminho!


Meus amigos , agradeço o interesse demonstrado pelo o artigo anterior, pois é sempre muito bom saber que o nosso objetivo está sendo alcançado. Eu e a MULTIWAY estamos com essa tarefa de levar o máximo de conhecimento e informações aos profissionais e clientes ligados a área de infra-estrutura e instalações elétricas.

Neste novo artigo pretendo transmitir a importância que tem o desenvolvimento de projetos e a execução das instalações elétricas tendo como o principal parâmetro a nossa NBR 5410, pois nesta norma brasileira, estão todos os preceitos e recomendação da boa pratica no que se refere às instalações elétricas de baixa tensão.

Todo projeto de instalações elétricas é composto por diversos elementos que irão fazer parte das futuras instalações da edificação, tais como:

Infra-estrutura
Eletrodutos, canaletas, leitos, eletrocalhas, caixas de passagem, caixas de ligação e painéis de distribuição de energia em baixa tensão.

Dispositivos de proteção, seccionamento e comando.
Disjuntores, DR, DPS e fusíveis.

Condutores
Fios, cabos e barramentos.

A NBR 5410/2004, mais precisamente Norma Brasileira de Instalações Elétricas de Baixa Tensão, traz em seu conteúdo todas as informações necessárias, para os projetistas elaborarem seus trabalhos com a maior segurança quanto às especificações, dimensionamentos e maneiras de instalar de todos os componentes de um projeto de instalações elétricas.

Nesta ultima versão houve uma preocupação em deixar as informações bem mais fáceis de consultar, permitindo que todos os profissionais obtenham entendimento necessário para a realização de suas atividades com mais clareza e confiança.

A introdução de fluxograma no item 6.3.5.2.2 instalação dos DPS e o novo formato gráfico ISO, trazem à NBR 5410 o padrão internacional que estava faltando para equiparar nossa norma às mais conceituadas do mundo.

Existem outras normas de grande importância no seguimento que abordam, entre muitas, posso citar a NBR 5413/1992 Iluminancia de Interiores, onde estabelece os valores de iluminancias médias em serviço para iluminação artificial nos mais diversos ambientes, tais como:

Comércio
Indústria
Ensino
Bancos
Cinema e Teatros

Espero que com essas poucas palavras tenha alertado o quanto é importante para os profissionais da área de instalações terem sempre a mão as normas vigentes, para consulta ou mesmo para leitura habitual, pois nossas normas carregam em seu conteúdo informações primordiais para todos que buscam evoluir em suas atividades.


07 de abril de 2008