CONTATO

Contato:

tecnica@tecnicapro.com.br

(11) 99744-0606

(11) 2815-1285

domingo, 24 de outubro de 2010

Artigo - As Especificações e os Fabricantes


Prezados amigos, dando continuidade à nossa série de pequenos textos sobre a área de infra-estrutura de instalações elétricas e sistemas de telecomunicações (dados e Voz), quero enfatizar a importância de especificarmos corretamente os materiais em nossos projetos e obras.

Sempre em meus projetos quando tenho que detalhar as especificações dos materiais empregados na elaboração, procuro estar munido dos catálogos em papel ou em formato digital pois, sei que qualquer código ou referência que deixo de informar, pode acarretar grandes transtornos aos nossos clientes.

Na área de infra-estrutura nos deparamos com vários tipos de materiais, que devem ser relacionados nos projetos e memoriais com todas as especificações necessárias para que não existam dúvidas quanto às informações no momento da compra ou mesmo quando forem requisitados nos almoxarifados dos grandes empreendimentos, onde as empresas executoras possuem estoques para suprir as necessidades das obras.

As principais informações que devemos nos atentar ao especificarmos os materiais de infra-estrutura são:

Descrição básica do produto
Utilizar linguagem técnica ao descrever o material ou produto de forma que não haja dúvidas quanto às características.

Fabricantes
Informar as principais empresas que atendam as especificações.

Características Construtivas
Fazer constar os seguintes dados:

-Denominação comercial;
-Tipo do material;
-Dados técnicos (Tensão Nominal, temperatura) a exemplo dos fios e cabos;
-Normas especificas relativas à construção;
-Normas especificas relativas à maneira de instalar e aplicações.

Uma importante fonte de consulta hoje, são os sites dos fabricantes na rede mundial de computadores, a nossa Internet. Sempre dou uma olhada nas páginas pois, ali sei que lançamentos, atualizações e informações novas chegam quase que diariamente, sobre novos materiais ou melhorias em produtos já consagrados.

Outra excelente fonte de ajuda são os profissionais dos setores de vendas técnicas das empresas, que atualmente realizam um ótimo trabalho de suporte e auxílio na hora de especificarmos, sempre enviando as informações que necessitamos.

Nas minhas atividades diárias tenho que buscar informações sobre diversos materiais, por exemplo:
Fios, cabos, disjuntores, chaves, fusíveis eletrodutos, cabos de telefonia, redes de computadores, rack´s de equipamentos, caixas de passagem, quadros de luz e força, eletrocalhas, canaletas, leitos para cabos, etc.

Quando não consigo obter todos os dados nos catálogos, busco manter um diálogo com esses representantes técnicos que estão sempre prontos a ajudar.

Enfim meus caros, espero que com essas poucas palavras possa destacar a importância de especificarmos corretamente os materiais e produtos em nossos projetos e obras e que todos possam sempre buscar nas informações fornecidas pelos fabricantes, todo o conhecimento necessário para realizarem seus trabalhos de forma eficiente e funcional.

Dedico essas palavras a todos os profissionais das empresas fabricantes e seus distribuidores que até hoje me ajudaram e colaboraram nas minhas atividades profissionais e muitos se tornaram meus amigos pessoais.

SITES ONDE PODEMOS OBTER INFORMAÇÕES SOBRE OS FABRICANTES E SEUS PRODUTOS
ABINEE   http://www.abinee.org.br/



09 de julho de 2008